

Quando se fala em emagrecimento, ter variedade no cardápio é algo elementar para que você alcance esse objetivo. Restringir muito a dieta pode favorecer, inclusive, o ganho de peso, já que leva a monotonia alimentar.
Alguns nutrientes são fundamentais se a sua ideia é perder alguns quilinhos. Um, em especial, confere diversas vantagens essenciais, sem deixar a saúde de lado e fazer regimes malucos: as fibras. Presentes em grãos integrais, frutas, leguminosas e vegetais, elas têm o poder de garantir mais saciedade, controlar a glicemia sanguínea, prevenir doenças metabólicas e cardíacas, além de melhorar o funcionamento intestinal.
A longo prazo, a fibra ainda vira uma arma primordial no processo de reconstrução da sua composição corporal.
E qual a quantidade certa?
A quantidade ideal é que você consuma, no mínimo, 25 gramas desse nutriente diariamente, segundo a Organização Mundial da Saúde.
Estudos constataram que indivíduos vegetarianos tendem a ter Índice de Massa Corpórea (IMC) menor em relação ao público onívoro. Isso se deve, de acordo com os pesquisadores, a uma maior ingestão de fibras, presente nos vegetais. Os vegetarianos, portanto, tendem a ser mais magros.
Lembre-se: se quer emagrecer com qualidade, priorize uma boa ingestão de fibras, assim você vai se manter saciado e prevenir diversas doenças. E não esqueça da água!
Tenha um Certificado Digital com desconto especial
(*) Thaiz Brito é nutricionista pós-graduanda em Nutrição Esportiva Clínica
Fonte: Metrópoles