Julho chegou e nos reserva algumas surpresas, como a maior superlua de 2022, conhecida como “lua dos cervos”, e ainda a passagem do cometa K2, que poderá ser visto aqui da Terra.
No dia 13, quarta-feira veremos a maior superlua de 2022. A “Lua dos Cervos” tem esse nome por conta dos chifres que crescem na cabeça dos cervos nessa época do ano nos Estados Unidos.
Ela estará visível a olho nu e o satélite natural da Terra ficará maior e mais brilhante quando visto daqui. A Lua cheia começa às 15h38 (horário de Brasília).
Passagem do cometa K2
No dia seguinte, 14 de julho, teremos outro espetáculo no céu: a passagem do cometa “C/2017 K2”, também conhecido como “PanSTARSS”
O PanSTARRS é um cometa que vem da Nuvem de Oort – tida por astrônomos como a “divisa” entre o nosso sistema solar e o chamado “espaço interestelar”.
Ele foi descoberto em maio de 2017, ele tem algo entre 14 e 80 quilômetros (km) de raio e aproximadamente 800 mil km de cauda, efetivamente sendo um objeto de grande escala, embora seu núcleo seja relativamente “normal”.
Segundo a Organização EarthSky, uma plataforma norte-americana de informações sobre o céu, o cometa K2 vem se aproximando da Terra em direção ao Sol e agora finalmente poderá ser visto.
Cinco anos depois de identificado, o corpo gelado poderá ser visto nitidamente com binóculos e telescópios na quinta, dia 14.
Depois, ele segue sua viagem rumo ao Sol, de onde deve se aproximar mais intimamente no dia 19 de dezembro.
Como assistir
No dia 14 ele estará a 1,8 unidade astronômica (UA), o que dá em torno de 270 milhões de km de distância da Terra, com um brilho de 9 pontos de magnitude.
O cometa vai se tornar visível no início da noite, por volta das 18h49. Para enxergar, olhe para céu ao leste.
Ele deve atingir o ponto mais alto no céu às 21h39 e ficará observável até às 02h11 da madrugada.
Então torça para fazer tempo bom e céu aberto onde você está para poder assistir a esses dois fenômenos dos dias 13 e 14 de julho. Já estamos torcendo daqui!
Com informações do Olhar Digital
Fonte: Só notícia boa