O governo japonês quer que os jovens do país consumam mais bebidas alcoólicas, e começou um insólito concurso para estimular a fatia da população a beber mais.Intitulada “Sake Viva!”, a campanha surgiu como forma de contornar a queda extrema na venda de bebidas e na arrecadação de impostos, a partir principalmente da pandemia, e foi desenvolvida pela Agência Nacional de Impostos.Entenda estímulo
O concurso visa a participação de pessoas entre 20 e 39 anos, que tragam ideias inovadoras para promover e ampliar o consumo de bebidas alcoólicas no país e, assim, a arrecadação do estado sobre o setor. Em 2020, a receita total de impostos arrecadados sobre o álcool foi 4,2 bilhões de reais menor que o ano anterior, e o consumo seguiu caindo desde então no Japão.A pandemia agravou ainda mais a queda no consumo de álcool no país
A pandemia agravou ainda mais a queda no consumo de álcool no país“O mercado nacional de bebidas alcoólicas está encolhendo devido a mudanças demográficas, como o declínio da taxa de natalidade e envelhecimento da população, além de mudanças no estilo de vida devido ao impacto da Covid-19”, diz o site da Receita Federal do país.A campanha é apresentada como um esforço para “atrair a geração mais jovem” e “revitalizar a indústria”.Além das restrições impostas pela pandemia, o envelhecimento da população também é apresentado como causa na queda: o consumo de bebidas alcoólicas, que tinha uma média de 100 litros por ano por pessoa em 1995, em 2020 caiu para 75 litros. A redução no consumo de cerveja foi a mais intensa, com uma diminuição de 20%, para menos de 1,8 bilhão de litros no país. Segundo pesquisas locais, aproximadamente metade dos jovens japoneses não bebem frequentemente.Evento de gala
O concurso “Sake Viva!” vem sendo alvo natural de críticas, mas segue com inscrições abertas até 9 de setembro, para que os participantes apresentem estratégias para incentivar o consumo doméstico de álcool no país. Os finalistas participarão de um evento de gala em 10 de novembro, que acontecerá em Tóquio, para anunciar os vencedores.Fonte: Hypeness