Difícil resistir a uma tacinha de vinho no inverno, estação que dialoga perfeitamente com a bebida milenar. Mas será que quem deseja emagrecer precisa, de fato, abolir o elixir das uvas do cardápio? E, entre o vinho tinto e o branco, qual tem mais calorias?
A pedido do Metrópoles, uma nutricionista e um sommelier elucidam ambas as questões e dão dicas para emagrecer sem abrir mão das amadas tacinhas.
Vinho tinto ou branco: qual tem mais calorias?
Depende é a resposta para a pergunta, segundo a nutricionista Andrea Marim. “Depende do teor alcoólico e da quantidade de açúcar de cada rótulo”, diz a profissional. “Entretanto, de maneira geral, os vinhos brancos têm menos calorias”, revela.
Os tintos, por outro lado, costumam ser ricos em tanino, antioxidante presente nas cascas das uvas — uma das matérias-primas desse tipo de vinho. “Diria que eles são mais saudáveis por essa razão”, opina.
Uma taça de vinho branco pode ter de 130 a 240 calorias. Já uma de vinho tinto tem de 150 a 230.
Tacinhas são liberadas para quem está de dieta?
Tacinhas, no plural, talvez não, mas uma tacinha de vinho por semana está. “Priorize apenas um rótulo de boa qualidade e com pouco açúcar”, recomenda Marim.
Qual tipo de vinho harmoniza melhor com comidas menos calóricas?
Conforme explica o sommelier Déco Rossi, do Winet Club, “a quantidade de calorias não é uma diretriz para a harmonização de vinhos, pois há comidas muito calóricas que são leves e comidas poucas calóricas que são mais consistentes”.
“O importante é considerar o peso, os temperos, a gordura, a acidez e outros fatores da comida para harmonizá-lo com a bebida”, esclarece o especialista.
O vinho mais indicado para pratos leves, independente das calorias, é o branco ou o rosé, nas palavras do profissional.
Fonte: Metrópoles