Faltando 12 dias para o primeiro turno das Eleições 2022, a TV Globo divulgou novas para que seus funcionários não vinculem a emissora a nenhum partido ou candidato. A empresa dos Marinho afirma que preza por ser a mais imparcial possível quando o assunto é o pleito, a ser realizado em 2 de outubro.Uma das orientações repassadas é que os contratados, em suas redes sociais, podem sugerir seus votos. Porém, nenhum deles pode participar com os candidatos de fotos ou vídeos e não podem detalhar as propostas deles em seus perfis. Outra ação proibida é fazer publicações contendo os santinhos com os números de quem escolheu para votar.Para ser imparcial, a TV Globo afirmou que, a partir dessa semana, nenhum apresentador pode usar cores de roupas que possam ser ligadas à um partido durante a exibição dos programas comandados por eles. E nenhum contratado pode deixar a entender que sua ideia ou opção política tem a ver com a emissora dos Marinho.Em maio, a empresa já havia liberado as primeiras orientações para evitar problemas durante o período eleitoral. Segundo a ‘Folha de S. Paulo’, a emissora alertou que seus funcionários não podiam “se candidatar ou integrar campanhas” de quaisquer candidatos ou partidosse estiverem no ar em alguma atração. Mas isso não é impeditivo para que declarem apoios em ocasiões como entrevistas ou eventos.Na ocaisão, a TV Globo também falou que nenhum contratado poderia vincular seus posicionamentos à empresa. Por exemplo, atores não podem ligar personagens que interpretaram ou estão no ar a um candidato ou partido. Quanto aos apresentadores, o comunicado afirmava que nenhum deles tinha permissão para traçar paralelos políticos diretos em relação aos programas.À Folha, a TV Globo declarou que “não apoia qualquer candidato” e que sua “política interna sobre eleições é ainda mais rigorosa do que a lei, em linha com sua posição de neutralidade e isenção”. “Não existe uma proibição de manifestações políticas pessoais dos talentos artísticos, mas elas têm que ser feitas no âmbito privado do talento e não podem comprometer a percepção do público sobre a isenção da empresa”, dizia a nota.Puxão de orelha em abrilNo dia 19 de abril, diversos jornalistas levaram um grande susto ao abrir o e-mail de um dos diretores da Rede Globo. Segundo informações divulgadas pelo portal ‘Notícias da TV’, Renato Ribeiro Soares enviou um comunicado para toda a equipe de esportes da emissora carioca e chamou a atenção de todos por conta ao excesso de publicações com conteúdos políticos nas redes sociais.De acordo com o e-mail enviado pelo diretor de conteúdo esportivo da Globo, foi constatado um número elevado de profissionais que perderam a noção da palavra limite e não pouparam palavras para descrever suas opiniões a respeito de assuntos políticos, até mesmo os mais polêmicos.Além dos inúmeros comentários sobre política no Twitter, uma outra movimentação que vem chamando muita atenção dos executivos da Rede Globo e foi devidamente informada no comunicado enviado a toda equipe de esportes, está acontecendo em outra rede social. Trata-se da exposição de marcas por parte de seus profissionais no Instagram. A atitude em questão passou a ser considerada exagerada pela emissora.No e-mail, o diretor fez questão de lembrar que todos da equipe, alguns de forma mais direta do que outros, de certa forma, representam a empresa que trabalha. Sendo assim, suas opiniões e movimentos nas redes sociais podem acabar sendo sendo associados a emissora. Ribeiro colocou a si mesmo como exemplo para conseguir transmitir a mensagem de forma mais clara.Segundo o texto, ele possui seu ponto de vista político muito bem definido, mas não é por isso que ele precisa expor tudo o que pensa por meio das redes sociais. Renato ressaltou que um dos pontos que o impede de publicar determinados conteúdos na internet é por conta de sua profissão e dos limites impostos pela empresa que trabalha.Em um trecho do comunicado, o diretor disse: “Isso não é admissível, uma vez que a isenção é o principal pilar do jornalismo. Perder a reputação de que é isento inabilita o jornalista que se dedica a reportagens a desempenhar o seu trabalho. Isso se aplica a todas as redes sociais, como Twitter, Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outra que exista ou venha a existir”.Fonte: Em off