A celulite costuma ser um grande incômodo para as mulheres. Comum na região das pernas, glúteos e barriga, ela deixa pequenos buraquinhos na pele, que, juntos, causam aquele efeito ondulado no corpo.
E justamente por ser uma condição tão frequente, muito se fala da celulite, sobretudo na internet. Mas nem tudo é verdade. Especialistas desmistificamos as cinco principais dúvidas sobre o assunto.
Verdade. “O açúcar aumenta a gordura localizada e o sódio agrava a retenção de líquidos, piorando a circulação local. Não apenas os refrigerantes, como todos os alimentos com alto teor de açúcar e gordura, podem agravar as celulites, pois aumentam as células de gordura”, explica o dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Cremes tratam a celulite
Mito. De acordo com o dermatologista e membro da American Academy of Dermatology (AAD), Abdo Salomão Jr., ativos tópicos, ou seja, de passar na pele, têm uma baixa performance. Isso porque a celulite é uma alteração predominantemente subcutânea, na gordura, e não há cremes com eficácia comprovada de atuação no tecido gorduroso.
Portanto, caso a intenção seja tratar a celulite, é bom ter em mente que não existem recursos definitivos. Assim, mesmo com uma melhora aparente, as marcas podem aparecer novamente em qualquer momento da vida. Também é importante combinar hábitos saudáveis ao tratamento, conforme apontam os especialistas. E claro, fazer isso por bem-estar e não por pressão estética.
Pala continuar lendo, acesse o portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Fonte: Metrópoles