Cientistas da Universidade de Bangor, no País de Gales, descobriram os destroços do SS Mesaba, navio de passageiros conhecido por ter prestado socorro ao Titanic no fatídico naufrágio de 1912. A tripulação do Mesaba teria tentado avisar a célebre embarcação sobre a presença de um iceberg em seu caminho. O SS Mesaba navegava pelas águas do norte e estava próximo do Titanic e recebeu um sinal de SOS do gigante que naufragava.
O Mesaba conseguiu resgatar alguns passageiros do Titanic e entrou para a história desse jeito. Contudo, ele navegou por mais seis anos transportando passageiros e cargas. Porém, em 1918, o gigante dos mares foi derrubado por um bombardeio dos alemães na Primeira Guerra Mundial. Agora, graças a um sonar utilizado pelos pesquisadores galeses, foi possível encontrar sua localização no fundo do Oceano Atlântico.
Descoberto à distância
O sistema de radares acoplado ao navio Prince Mardog foi capaz de reconhecer a embarcação e categorizar como ela foi atingida em meio ao teatro de guerra. O SS Mesaba está em um grande “cemitério de embarcações”. De acordo com os pesquisadores, há cerca de 200 navios afundados no local e muitos seguem sem identificação até os dias de hoje. “Antes, podíamos mergulhar somente em alguns locais por ano para identificar visualmente os destroços”, disse Innes McCartney, arqueólogo e historiador da Universidade de Bangor, em reportagem veiculada pela própria instituição de ensino.
“Agora, podemos conectar informações históricas sem interações físicas, geralmente caras, em cada local”, completa o pesquisador em comunicado oficial.
Fonte: Hypeness