Um post publicado recentemente no Reddit trouxe à tona um polêmico debate a respeito do uso de inteligência artificial nas escolas e universidades. Segundo o autor da postagem, suas tarefas escolares vêm sendo realizadas com a imensa “ajuda” da tecnologia de IA – lhe garantindo somente notas “A”. O assunto é tão atual quanto controverso, e ilumina como, entre os benefícios que a inovação traz, certos usos levantam importantes questões éticas, envolvendo trapaça ou mesmo plágio, e podem alterar a forma como os trabalhos acadêmicos serão avaliados.“Tenho usado essa ferramenta por muito tempo e somente recentemente tive a ideia de utilizar para escrever ensaios, responder questões sobre filmes e livros para projetos escolares e muito mais. Me senti um pouco culpado, mas não me importo muito mais”, afirmou o usuário Urdadgirl69. Ele ainda revelou que vem cobrando para “fazer” deveres de casa para outros alunos e passou a ser “visto como um gênio” por isso. Ao fim do post, o sujeito confirma que a própria postagem também foi reescrita pela IA.Nos comentários, o usuário afirma que não utilizou a tecnologia para matérias como matemática e química e, de modo geral, o assunto levantou intenso debate. Um artigo publicado recentemente na Vice também tratou do tema, no qual outro estudante explicou o funcionamento do “método”. Segundo o relato, para um texto em que tinha de escrever sobre coisas boas e ruins a respeito da biotecnologia, ele simplesmente mandou uma mensagem para o sistema de inteligência artificial, que se encarregou de todo o resto.“Eu mandei um pedido para a IA perguntando cinco coisas boas e cinco coisas ruins sobre biotecnologia, e ela gerou uma resposta que me trouxe uma nota A”, revelou. De acordo com o estudante, a tarefa que lhe custaria horas e horas foi concluída em 20 minutos, e permitiu que ele focasse em outros aspectos do estudo. Nos dois relatos, os alunos deixam claro que participam de todas as aulas, leem os textos e cumprem os compromissos – só não escrevem propriamente os trabalhos.Outros comentários reiteraram o benefício do uso da inteligência artificial, especialmente para quem não possui especial fluência para a escrita – mas é claro que os professores de modo geral não concordam com a aplicação. Muitos afirmam que o uso do sistema traz benefícios desiguais a quem sabe utilizá-lo, e ainda viola a lógica da escrita original de um trabalho acadêmico, bem como a importância do texto como forma de expressão e de determinação de conhecimento e aprendizado. E aí? Você responderia que é certo ou errado usar a IA para realizar trabalhos acadêmicos?Fonte: Hypeness