

Mehran Karimi Nasseri, refugiado iraniano que inspirou o filme O Terminal (2004), protagonizado por Tom Hanks, morreu neste sábado (12/11) aos 76 anos. Ele sofreu um ataque cardíaco no aeroporto Charles de Gaulle em Paris, na França, o mesmo em que morou de 1988 a 2006, após supostamente ser extraditado do país natal e perder os documentos. Segundo o jornal britânico The Mirror, ele tinha voltado a residir no local nas últimas semanas.
Nasseri alegava ter sido expulso do Irã em 1977 por protestar contra o xá, mas não tinha documentos, nem nada que comprovasse sua expulsão do país. Em 1988, ele viajou para outros países da Europa na tentativa de encontrar sua mãe e acabou detido na França, com nenhum outro país aceitando recebê-lo por não possuir passaporte.
Voz do Batman na animação clássica, Kevin Conroy morre aos 66 anos
Mulher que andava na garupa de moto morre ao ser atingida por raio
Sem ter para onde enviá-lo, as autoridades francesas o deixaram no terminal de desembarque, dependendo de funcionários do aeroporto para obter comida e medicações.
Anos depois, em 1992, um tribunal francês decidiu que Nasseri não podia ser expulso do aeroporto, mas também não podia entrar no país. Diante do impasse, a França e Bélgica ofereceram residência ao homem, que recusou e seguiu no aeroporto até 2006.
Em O Terminal, inspirado na história do iraniano, o personagem de Tom Hanks se chama Viktor Navorski, um viajante natural do país fictício Krakozhia. Após um golpe de estado, ele não consegue entrar nos Estados Unidos nem voltar para seu país de origem, sendo forçado a viver no terminal de desembarque do Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles e siga a editoria no Instagram.
Fonte: Metrópoles