Do fim do jogo de estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022 na última quinta-feira (24) até o início da tarde de sexta-feira (25), Richarlison – o craque que marcou os dois gols que fizeram o Brasil golear a Sérvia no Catar – ganhou mais de 4 milhões de seguidores só no Instagram. No Twitter, a repercussão também foi gigante.Na prática, o que isso significa é que o jogador já está consagrado como o grande fenômeno do País durante a competição mundial.“Houve esse apelo todo pelo jogador depois dos dois gols que reviveram, inclusive, outros episódios em que Richarlison viralizou, como a entrevista em que ele brincou dizendo que falava inglês, que não precisava de tradutor, em tom de brincadeira com um jornalista. O que quero dizer com isso é que, independentemente do boom, houve uma construção de imagem na web”, explica Adriano Freire, especialista em marketing de influência e tráfego pago de figuras públicas na internet.Segundo o empresário, que também é influencer, os milhões de followers a mais que o capixaba conquistou, agora, vão requerer um fluxo de postagens diferente. “O plano de marketing dele tem que pensar que as pessoas passaram a seguir para conhecê-lo, ver conteúdo dele. Então o que ele fizer, a partir de agora, tem que ser pensado por esse lado, do aspecto de quem vai passar a consumir. Se não, o trabalho pode ser perdido e o usuário vai acabar até se frustrando”, diz.Por outro lado, o furacão de fãs é uma baita oportunidade para o craque decolar com seu branding e posicionamento como influenciador. “Quantas celebridades já não nasceram de processos desse tipo? Várias. E elas conseguem se manter na mídia por outros vieses depois, o que é natural. Que avalio que seja o que ele deveria fazer”, considera.E termina: “Batendo mais de 10 milhões de seguidores, Richarlison vai ter tudo na mão para usar a influência para seu posicionamento profissional e pessoal. Ele pode melhorar na carreira, se quiser, explorar o lado íntimo de forma até a monetizar essa migração… Enfim, há inúmeras formas de aproveitar essa onda”.Fonte: Em off