A varejista Americanas anunciou nesta quinta-feira (8/12), a inauguração da primeira franquia da marca Submarino. A novidade marcou uma mudança importante na estratégia empresarial: depois de 23 anos atuando exclusivamente com vendas digitais, o Submarino terá, agora, uma rede de vendas em pontos físicos.O grupo, que engloba ainda as marcas Americanas.com, Shoptime e Lojas Americanas, decidiu abrir a primeira loja em um shopping de Barueri, na região da grande São Paulo.A rede de lojas, cujo número total de unidades não foi revelado pela Americanas, terá sua expansão focada no modelo de franquias. Inicialmente, os pontos de venda serão quiosques de 6 a 9 metros, com investimento de R$ 120 mil reais para os franqueados.Cada quiosque terá um catálogo de cerca de 700 produtos, que vão desde acessórios de tecnologia até eletroeletrônicos. Segundo a Americanas, será possível também retirar itens comprados pelo site nos novos pontos de venda.O modelo foi inspirado na estratégia da Uni.co, rede de 420 franquias de marcas como Imaginarium e Puket, que foi comprada pela Americanas no ano passado.O varejo de volta às lojas físicas
A estratégia marca um importante ponto de virada para o varejo brasileiro. As empresas de vendas digitais viveram um forte período de expansão nos últimos dois anos, em razão do crescimento das vendas online motivado pelo isolamento durante a pandemia do coronavírus, mas tiveram o avanço freado por uma perda de margens.Com o fim das restrições, tais empresas têm tido dificuldades para preservar margens nas vendas digitais, em razão de um ambiente altamente competitivo, que conta com players nacionais fortes, como Magazine Luiza, Via (dona das marcas Ponto Frio e Casas Bahia) e a própria Americanas. A chegada de competidores externos, como a Amazon, só piorou o aperto das margens.O retorno ao mundo físico é uma tentativa de recompor receitas e, no caso do Submarino, fazer isso de forma menos onerosa para a empresa, uma vez que a expansão se dará pelo modelo de franquias.Um retrato dos desafios para o setor é o desempenho das varejistas na Bolsa. As ações da Americanas acumulam perdas de 71% nos últimos 12 meses. Já as do Magazine Luiza e Via registram desvalorização de 58% e 65% no mesmo período.Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.Fonte: Metrópoles