Com apenas 11 anos, o britânico Yusuf Shah fez o teste Mensa de QI sem passar por qualquer preparação prévia – e o resultado o colocou acima de algumas das maiores mentes de todos os tempos, como Stephen Hawking e até Albert Einstein. O jovem matemático anotou o máximo desempenho possível no teste, com 162 pontos, que o colocou entre os 2% mais inteligentes da população mundial. Enquanto revolucionavam a física e nosso entendimento sobre o Universo, o tempo e o espaço, Einstein e Hawking marcaram “apenas” 160 pontos.
A despretensão ao realizar o teste, a partir de incentivo dos pais, ajudou o feito de Shah a ganhar os noticiários ingleses e internacionais. “Todo mundo na escola acha que sou muito inteligente e sempre quis saber se estava entre os 2% melhores das pessoas que fazem o teste”, afirmou o menino, que revelou gostar de resolver cubos de Rubik e desafios de sudoku nas horas vagas, à imprensa local. “É especial ter um certificado. Eu também nunca pensei que estaria no noticiário”, disse o jovem, que comemorou o feito com uma refeição em seu restaurante preferido com a família.
Atualmente, o mais novo membro do seleto clube de alto quociente de inteligência do planeta está no sexto ano, e planeja estudar matemática no futuro. “Eu estava tão orgulhosa. Ele é a primeira pessoa a fazer o teste Mensa na família. Levamos tudo com calma. Mesmo se você for talentoso, você tem de ser o trabalhador mais duro”, afirmou Sana, mãe de Yusuf, que se disse contente, mas também preocupada em ensinar ética, tanto no trabalho quanto na vida social, para o filho. Khalid, irmão mais novo de Yusuf, de apenas oito anos, também pretende fazer o teste em breve.
Um brasileirinho também entrou recentemente para a Mensa Brasil, representante nacional da mais importante sociedade de pessoas com QI alto no mundo – para se tornar o mais jovem membro a ingressar em tal grupo. Benjamin Marques tem apenas 5 anos, e tirou 133 pontos no teste, resultado superior ao de 99% das crianças na mesma faixa etária. O pequeno Benjamin aprendeu a falar inglês sozinho, assistindo a vídeos no Youtube, e dominou de tal forma o idioma que começou a ensinar para o pai. Somente 0,5% da população mundial possui Altas Habilidades e Superdotação (AHSD), apresentando características como capacidade de aprendizado, criatividade e memória em intensidade acima da maioria.
O pequeno e brilhante Benjamin Marques, mais jovem membro do grupo, junto de seu pai
O pequeno e brilhante Benjamin Marques, mais jovem membro do clube, junto de seu pai
Fonte: Hypeness