Com o ritmo de vida acelerado, fazer uma avaliação médica com check-up é fundamental. Os exames de rotina não são apenas para descobrir doenças, mas também para orientar quais cuidados e hábitos os pacientes devem ter para garantir a saúde.
De acordo com o médico clínico-geral Alessandro Stival, homens e mulheres têm potencial para desenvolver problemas de saúde dependendo da idade e de acordo com o histórico familiar de cada um. Essas patologias podem ser identificadas por meio do check-up anual.
“Os exames de rotina são fundamentais para ter saúde, bem-estar e qualidade de vida. Por meio deles, é possível diagnosticar doenças de forma precoce, aumentando as chances de cura por meio de um tratamento adequado”, ressalta Stival.
Segundo o clínico, a frequência para a realização dos exames costuma variar de acordo com a faixa etária e as condições de saúde do indivíduo.
Stival pontua quais os exames mais comuns feitos em um check-up:
Testes laboratoriais de sangue e urina;
Eletrocardiograma;
Ultrassonografia;
Raio-X;
Tomografia computadorizada (em casos de investigação mais aprofundada);
Mamografia (em casos de investigação mais aprofundada);
Ressonância magnética (em casos de investigação mais aprofundada).
O médico clínico é responsável por orientar com assertividade quais os exames mais indicados para o check-up de cada indivíduo. Para Stival, se necessário, o profissional irá ainda direcionar e indicar outros especialistas que devem ser consultados.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.
Fonte: Metrópoles