Uma das dietas mais famosas do mundo, o jejum intermitente é muito procurado por quem busca perder peso. A ideia é passar um longo período sem se alimentar e comer moderadamente em uma janela de tempo pré-definida para estimular o corpo a gastar mais calorias.
Porém, um estudo publicado no periódico científico Journal of the American Heart Association constatou que o horário das refeições é irrelevante para a quantidade de peso que uma pessoa perde ao longo do tempo. A chave para a o emagrecimento seria optar por quantidades menores de comida com menos calorias, não importa o momento do dia.
O levantamento foi realizado por uma equipe de pesquisa da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos.O estudo envolvia 550 adultos, com média de 51 anos de idade, com no mínimo ensino superior e, em sua maioria, do sexo feminino. Dos participantes, 240 eram obesos, 169 estavam acima do peso e 138 estavam com peso saudável.
Os pesquisadores usaram o aplicativo Daily24, no qual os participantes registraram, durante seis meses, suas atividades de sono e alimentação todos os dias durante uma semana a cada mês. Pelo app, os pesquisadores analisaram quantas calorias uma pessoa comia por dia e quanto tempo levava entre cada refeição.
Os cientistas observaram que a contagem de calorias era o único fator importante quando se trata de perda de peso. Longos períodos entre as refeições, segundo a pesquisa, não afetaram o emagrecimento dos participantes.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Já leu todas as notas e reportagens de Saúde hoje? Clique aqui.
Fonte: Metrópoles