Se encaminhando para o seu terceiro mês no ar, “Travessia” ainda não conseguiu chegar próximo dos números conquistados por “Pantanal”, sua antecessora. Mesmo com um elenco formado por nomes de peso da teledramaturgia, como Humberto Martins e Cássia Kis, a trama das nove não tem despertado o interesse dos telespectadores e os resultados no Ibope comprovam o fracasso da novela protagonizada por Lucy Alves e Chay Suede.Dando continuidade na sequência de números desastrosos, o folhetim bateu mais um recorde negativo na audiência, deixando a situação ainda mais difícil. Segundo dados consolidados divulgados pelo portal Notícias da TV, “Travessia” fechou o último sábado (31), noite de réveillon, com apenas 14,5 pontos de média na capital paulista, ultrapassando o pior desempenho da trama até então, registrado na véspera de Natal.O resultado em questão, além de representar a marca nada animadora, aponta ainda que a novela, exibida em pleno horário nobre, conseguiu a “proeza” de atrair menos público que a queima de fogos na virada do ano exibida pela emissora dos Marinho. Ainda de acordo com o site, a transmissão ao vivo da festa marcou 14,7 pontos de média na Grande São Paulo, deixando “Travessia” para trás no quesito audiência.Para o desespero dos executivos da Rede Globo, o drama de “Travessia” não parou por aí. Isso porque, ao ter sua média analisada de um outro ângulo, uma nova derrota é registrada. Com média de 14,8 pontos na maior metrópole do país, até mesmo o sorteio da “Mega da Virada” conseguiu vencer o folhetim de Glória Perez, que já está sendo considerado um dos destaques negativos da emissora dos Marinho dos últimos anos.Em meio ao desespero desencadeado pelos resultados obtidos pela trama das nove, a direção da emissora dos Marinho não pensou duas vezes antes de tomar uma atitude drástica na tentativa de salvar o folhetim de um previsível fracasso comercial. Sendo assim, foi elaborada uma peça publicitária para tentar convencer o mercado de que “Travessia” está sendo um verdadeiro sucesso.Para isso, os executivos do canal carioca usaram uma tática bastante conhecida para se descolar da imagem negativa que a trama conquistou ao longo dos meses e vender um pouco mais. Ciente do desempenho nada animador da novela exibida em pleno horário nobre, já conhecido até mesmo por grande parte do público, a emissora dos Marinho precisou dar uma “maquiada” nos números ruins para conseguir destacar toda a “grandeza” de “Travessia”.Segundo o informativo enviado pela Globo ao mercado e divulgado pelo portal Notícias da TV, o canal tratou de deixar os péssimos índices de audiência de lado e prontamente os substituiu por um número estimado de pessoas que assistiram ao folhetim das nove em seu primeiro mês no ar. Sendo assim, foi destacado que cerca de 120 milhões de telespectadores sintonizaram no canal carioca durante a transmissão de “Travessia” por pelo menos um minuto.Fonte: Em Off