

Brasília surgiu em 1960, cuidadosamente planejada urbanisticamente (e para o trânsito de automóveis), com vias largas, ausência de semáforos etc. Recife, capital pernambucana, tem 486 anos de fundação, não foi planejada e é cheia de pontes velhas, ruas estreitas e mangues.
Pois bem: o cidadão que usa transporte público no Distrito Federal espera 23 minutos, em média, por seu ônibus diário – mesma taxa da longeva Salvador. Na terra do frevo, a espera é de 27 minutos. Nas ladeirosas vias da também planejada Belo Horizonte, o ‘usuário’ de ônibus aguarda, em média, 24 minutos.
Para piorar, quatro em cada 10 viagens em Brasília percorrem mais de 12 km – uma longa distância para os padrões urbanos. O recém-lançado Relatório Global sobre Transporte Público da Moovit, aplicativo de mobilidade urbana mais utilizado no mundo, é bem claro: o tema exige muita atenção.
Vejam, só, o que pensam esses usuários ouvidos pelos técnicos do aplicativo. O que o incentivaria a usar mais o transporte público? Um quinto dos passageiros pede aumento na frota para reduzir o tempo de espera. Outro percentual idêntico espera passagens mais baratas. Outros 16% pedem ‘apenas’ cronogramas de viagem mais confiáveis.
O trabalho da Moovit foi feito com base em 1,5 bilhão de viagens por transporte público planejadas com o Moovit ao longo de 2022 em cem grandes metrópoles globais. Dez são brasileiras (veja, ao lado de cada um, a duração média dos deslocamentos diários no transporte público em dias úteis (considerando ida e volta).
Recife – 96 minutos
Brasília – 96 minutos
Rio de Janeiro – 95 minutos
Salvador – 94 minutos
São Paulo – 93 minutos
Fortaleza – 89 minutos
Belo Horizonte – 85 minutos
Campinas – 77 minutos
Porto Alegre – 74 minutos
Curitiba – 72 minutos
Só para ficar mais claro: o brasiliense e o recifense que usam transporte público perdem 1h36 apenas se deslocando (ida e volta) para o trabalho. São Paulo, famosa pelo trânsito caótico e engarrafado, tem melhores índices.
O Distrito Federal, felizmente, não aparece no top 10 das cidades com maior tempo médio de viagem em uma direção única (de ou para casa/trabalho). No ranking global, o Brasil tem três nesta “seleta” lista: Rio de Janeiro, com 67 minutos para se deslocar de uma ponta a outra da cidade; Recife, com 64 minutos, e São Paulo, com 62 minutos.
Outras curiosidades
Pelo menos 12% das viagens no Rio têm pelo menos 2h de duração
As viagens curtas, com menos de 30 minutos, cresceram em todo o país em relação a 2020
Pelo menos 55% dos passageiros do Recife esperam mais de 20 minutos pelo transporte
Tempo médio de espera diminuiu em seis cidades das dez cidades do levantamento
Um terço das viagens em Curitiba tem três baldeações ou mais. É terceira cidade no mundo, atrás da Cidade do México (29%) e Paris (28%)
Porto Alegre é a única cidade em que mais da metade das viagens são diretas (53%)
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Fonte: Metrópoles