Para além das fotos e da atração física, o verdadeiro “match” entre duas pessoas acontece quando as preferências, hábitos e posicionamentos também se encaixam: foi para facilitar a vida dos veganos e vegetarianos e promover dates sem carne ou ingredientes animais que o app de encontros Grazer foi desenvolvido.A ideia é tão simples quanto eficaz, buscando reunir pessoas que não consomem carne nem ingredientes animais, através de um aplicativo especializado focado exclusivamente nessa fatia – verde – da população.Criado no Reino Unido em 2016 por Charlotte Elizabeth e Lewis Foster, dois veganos com experiências anteriores namorando “carnívoros”, o Grazer surgiu quando Foster começou a se engajar na causa, e enfrentar os diversos dilemas que essa escolha de vida pode trazer. “Ao me tornar parte da comunidade, comecei a escutar as pessoas brincando sobre como era difícil paquerar para veganos, especialmente para as mulheres, e isso ficou na minha cabeça”, afirmou o fundador. “Como encontrar como você em um grupo de apenas 2% da população? É difícil a realidade lá fora”, explicou, em entrevista para o site Metro.Segundo dados do próprio Grazer, 41% dos usuários de apps de relacionamentos convencionais se desanimam com a palavra “vegano” em um perfil: tal dificuldade se agrava pelo fato da maioria da população vegana afirmar que não se relacionaria com uma pessoa que consome carne ou ingredientes animais – segundo o app, 52% dos veganos e 39% dos vegetarianos não namorariam uma pessoa carnívora.“As mulheres veganas definitivamente são maioria nesse universo, com pesquisas sugerindo que 63% das pessoas veganas são mulheres”, revela Lewis. “Esses 13% de diferença tornam a dinâmica dos encontros um pouco incomum”.Por se tratar de um nicho em crescimento, também é grande a concorrência, e outros aplicativos como Veggly, VegPal e TofuTogether igualmente promovem o match “verde”. Para ganhar destaque, o Grazer lançou uma campanha que traz um slogan em duplo sentido, ao mesmo tempo literal e um tanto extremo: “fuck vegans” – a frase subverte um xingamento contra os veganos, e se torna uma sugestão picante para um bom final em um encontro.“Os aplicativos de namoro baseados em plantas eram obsoletos e sem gosto, não representavam a comunidade de hoje. O namoro vegano precisava de um brilho”, concluiu Elizabeth, sobre o app.
“Love Vegans/Fuck Vegans: agora há um app para isso”, dizem os cartazes da campanha com o slogan
“Love Vegans/Fuck Vegans: agora há um app para isso”, dizem os cartazes da campanhaFonte: Hypeness