Dois repórteres e um editor de uma afiliada da RecordTV em Salvador, na Bahia, estão sendo investigados suspeitos de participar de um golpe de pix. Segundo o site ‘Notícias da TV’, os profissionais da emissora teriam desviado dinheiro de doações feitas para uma menina que tratava um câncer. O caso da jovem foi divulgado no ‘Balanço Geral Bahia’. José Eduardo Bocão, apresentador do programa, foi quem descobriu o crime, que está sendo investigado pela Polícia Civil.
Ainda de acordo com a página, estima-se que o trio tenha desviado cerca de R$ 800 mil. Os agentes iniciaram a investigação nesta segunda-feira (13) e ainda vão intimar os envolvidos no esquema. Por sua vez, a RecordTV também está fazendo uma verificação independente. Com isso, o editor teria admitido o desvio e acabou demitido no fim de semana. O envolvimento de um dos repórteres já estaria confirmado também. Os outros dois serão demitidos, por justa causa, assim que retornarem de férias.
O ‘Notícias da TV’ revelou, ainda, que a denuncia sobre o caso foi repassada ao apresentador pelo empresário do jogador Anderson Talisca e do próprio atleta, que doaram R$ 70 mil para a causa da menina. Esse dinheiro, porém, nunca chegou ao seu destino. Através de uma nota, a RecordTV confirmou: “Assim que recebeu as denúncias, a RecordTV Itapoan apura os fatos e tomará todas as medidas legais cabíveis para o caso”.
O site solicitou, ainda, mais informações para a Polícia Civil, que emitiu um comunicado confirmando as investigações: “A Delegacia de Repressão ao Estelionato e Outras Fraudes (DreofCyber), com o apoio do Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (DCCP), iniciou as investigações acerca de uma fraude, cujos funcionários de uma emissora de televisão são suspeitos de cometer contra telespectadores”, iniciou o texto.
A corporação prosseguiu: “Conforme as primeiras informações, o crime consiste em arrecadar doações para pessoas em estado de vulnerabilidade social, porém o valor não era repassado para as vítimas. Os responsáveis serão intimados na unidade policial”. O crime foi descoberto no mês passado, pouco depois do Carnaval.
A matéria no ‘Balanço Geral Bahia’ contando a história da menina foi veiculada em setembro do ano passado. Na ocasião, a mãe da paciente com câncer pediu ajuda aos telespectadores para custear o tratamento da filha, que é caro e inclui sessões de quimioterapia. Na hora de repassarem as informações do pix da jovem, porém, os dados foram trocados para os de um dos funcionários envolvidos.
O caso do golpe foi revelado após o jogador entrar em contato com a mãe da menina para pedir um recibo para que o valor fosse abatido no Importo de Renda. A beneficiária do pix, entretanto, afirmou não ter recebido dinheiro nenhum. Em seguida, a equipe do atleta procurou o apresentador para pedir um posicionamento. Pessoas próximas ao jogador confirmaram a história ao site.
Os três podem responder por por estelionato e cumprir pena de um a cinco anos de prisão. Revoltado com a atitude dos ex-colegas de trabalho, José Eduardo Bocão se pronunciou ao vivo: “Sabedoria, paciência, honestidade e Justiça. Por que Justiça? Hoje é um dia muito importante pra mim, especial porque eu reafirmo aqui, durante todo esse tempo, que eu tenho uma missão. Eu, a RecordTV Itapoan e o ‘Balanço Geral’”, começou ele.
E prosseguiu: “A missão da verdade, a missão de 30 anos de jornalismo ajudando o próximo. E ninguém, ninguém, bandido nenhum vai me fazer parar de ajudar o povo pobre, o povo carente, o povo que precisa da nossa ajuda. Porque quem ajuda o povo é o povo do ‘Balanço Geral’. Quero dizer aqui que nada vai nos impedir, nada, de chegar a eles. A Justiça vai ser feita. Se não for a Justiça dos homens, será a Justiça de Deus”, desabafou o apresentador.
José Eduardo continuou seu desabafo: “Eu tenho orgulho do meu nome, tenho orgulho dos meus filhos e tenho orgulho dos profissionais que trabalham comigo, dos profissionais sérios, que jamais vão me decepcionar. E se existe hoje uma decepção, que seja punido e castigado no rigor da Lei. Não vou jamais desistir de ajudar o próximo, farei isso sempre”, afirmou.
Ele declarou, também, que vai continuar com seu trabalho: “Bata na porta de RecordTV Itapuan. Precise da ajuda e você vai ter o meu braço. Ninguém vai nos impedir. Nesse momento, a RecordTV Itapuan, o nosso jurídico, está trabalhando para encontrar e apontar os culpados. E que a Justiça venha e que nada vai nos abater. E eu estendo o braço pra você, se precisar da gente. Quantas e quantas pessoas nós ajudamos? E jamais vamos deixar de ajudar, acredite. Tenho família, tenho amigos sérios e tenho profissionais competentes”, encerrou.
Fonte: Em off