Se você clicou neste post, certamente está se preparando para a Maratona Brasília. Provavelmente já tenha treinado e vencido distâncias menores, como 5km, 10km e 21 km. Sabemos que será uma virada de chave na sua trajetória, afinal, a maratona é uma evolução, um sonho de muitos corredores. É uma prova em que não somente o preparo físico se torna importante, mas também o lado emocional.Além de um descanso total no dia anterior, dormindo um período entre 6 a 8 horas e uma alimentação balanceada, rica em carboidratos de qualidade com bastante ingestão de líquidos, como se preparar nos dias que antecedem a prova? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo educador físico Gui Pereira. Confira a íntegra:1 – Como se preparar no dia anterior?
GP: Você deve visualizar o planejamento do tempo total de prova, analisar bem o percurso e ter em mente o tempo médio em que vai percorrer cada quilômetro. No dia anterior é importante um descanso total, um sono de boa qualidade com a quantidade de horas em que se sinta descansado, já prevendo o grande desgaste que está por vir.2 – No dia da prova? Alongar? Como aquecer?
GP: Acorde com calma, com tempo suficiente para se alimentar e chegar ao local da largada sem pressa. Realize exercícios de mobilidade para deixar as articulações livres, (os mesmos que foram feitos nos treinos) e aquecer. O aquecimento mais comum é o trote (corrida leve).3 – Dicas para estratégia de tempo e ritmo? Como contar?
GP: O tempo final da prova vai ser o resultado de toda a sua preparação para esse desafio, é algo pessoal e relativo, que depende de fatores como tempo de treino, experiência em outras provas, prova escolhida e fatores climáticos. É interessante, durante a prova, dividir a distância total em cada quilômetro que percorrer. Dessa forma você vai ter tempos parciais e analisar se está dentro daquele total planejado nos treinos.Fonte: Correio Braziliense