

Estudo publicado pela Warc – um serviço de assinatura digital global, considerada uma autoridade mundial em publicidade – aponta a enorme eficácia dos anúncios que estão ligados à Copa do Mundo de futebol feminino que está sendo disputada na Austrália.A propaganda colocada em torno da Copa feminina nos três principais mercados publicitários – em comparação com a Copa masculina de 2022, no Catar – são de maior qualidade criativa, indicando maior potencial para efeitos comerciais de longo e curto prazo, de acordo com uma nova análise da plataforma de eficácia criativa System1.Grandes eventos apresentam ricas oportunidades para as marcas se envolverem com um grande momento global e culturalmente ressonante – e há poucos eventos maiores e mais cativantes para um público global do que uma Copa do Mundo de futebol.Nos anúncios estudados pela System1 no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Brasil, parece que as marcas estão projetando para a eficácia na Copa do Mundo Feminina de uma forma que poucas marcas fizeram para a competição masculina no ano passado.Isso se deve, em parte, à maior sofisticação dos elementos da propaganda – música melódica, humor, elementos distintivos – que são conhecidos por aumentar a eficácia comercial. Mas também há uma conversa maior em torno do esporte feminino que rendeu a algumas marcas inteligentes uma oportunidade singular.A pesquisa
Com base na plataforma Test Your Ad da System1, o estudo se baseia na medição das respostas emocionais dos espectadores, atribuindo uma classificação de estrelas aos anúncios de 1 a 5,9, com base em sua capacidade esperada de impulsionar o crescimento da participação de mercado.O banco digital do Mercado Livre
Para a Copa do Mundo deste ano, os anúncios mais bem classificados foram:ITV (Reino Unido) – “The Pride has Arrived” – 4,4 estrelas
Claro (Brasil) – “Todas Marias” – 4,3 estrelas
Nike (Brasil) – “Debinha I Joga Forever” – 4.1 estrelas
Adidas (Reino Unido) – “Jogue até que não consigam desviar o olhar” – 3,8 estrelas
Frito Lay (EUA) – “Taste of Greatness” – 3,7 estrelasUm estudo semelhante de 20 anúncios dos mesmos mercados veiculados durante a Copa do Mundo masculina de 2022, em comparação, rendeu apenas um anúncio de 4 estrelas. Metade dos anúncios estudados em 2022 pontuaram entre 1 e 2 estrelas.Embora a competição feminina ainda não tenha terminado, a publicidade em torno do evento já está pontuando mais em termos de provável eficácia criativa.A publicidade esportiva tem efeito sobre todos os telespectadores, mas entre os fãs de esportes a publicidade tende a ter um aumento na eficácia, ou um “dividendo esportivo”, como a System1 e a agência esportiva Omnicom Fuse descobriram em um estudo recente.Para esta Copa do Mundo, os pesquisadores analisaram um dos anúncios deste ano que causou impacto significativo. Les Bleues da Orange aborda a questão da igualdade de gênero de um novo ângulo interessante. De acordo com o System1, a pontuação de 3,1 estrelas do anúncio entre o público em geral sugere um bom potencial de eficácia. Mas entre os fãs de esportes, o anúncio obteve 4,7 estrelas (forte potencial de eficácia).Fonte: Metrópoles