Apesar do que muitos pensam, o ganho de massa muscular também pode estar associado ao emagrecimento. E, nesse contexto, os alimentos proteicos desempenham um papel central.
A nutricionista Maira Valim explica que as proteínas são essenciais para o funcionamento saudável do organismo. “Elas estão envolvidas no reparo e na manutenção de tecidos, na síntese de colágeno e na oxigenação dos órgãos”, destaca.
Além disso, as proteínas também auxiliam na produção de enzimas que desencadeiam as reações químicas, como a digestão e o metabolismo. “Se o seu metabolismo estiver acelerado, a perda de peso será mais fácil”, aponta Maira.
A estratégia que promove o ganho de masssa magra e a eliminação de gordura é conhecida como mudança na composição corporal. Ela não ocorre de uma hora para outra e exige a incorporação de alguns hábitos de saúde para que funcione. Se as proteínas estão bem equilibradas na alimentação e há redução de carboidratos e gorduras, a pessoa pode perder peso e ganhar músculos.
Confira alguns alimentos proteicos que são úteis tanto para o emagrecimento como para o ganho de massa magra.
1. Atum
O atum é uma excelente fonte de proteínas. Em média 100 gramas de atum fresco contém cerca de 26 gramas de proteínas. Além disso, se o peixe estiver conservado em água, ele tem poucas calorias e é uma boa opção para dietas de emagrecimento.
2. Carne de soja
A carne de soja possui um alto teor de proteínas e é uma ótima fonte de aminoácidos essenciais. Seu valor protéico varia entre as marcas, mas em média, 100 gramas de carne de soja contém cerca de 17 gramas de proteínas.
3. Lentilha
A lentilha é uma leguminosa fácil de encaixar na alimentação e possui um bom valor proteico. Em média, 100 gramas de lentilha cozida contém cerca de 9 gramas de proteínas. Além disso, ela contém bastante fibra, o que auxilia na saciedade e facilita o emagrecimento.
4. Peito de peru
O peito de peru é uma excelente alternativa para quem deseja emagrecer e ganhar massa magra. O alimento é baixo em gorduras saturadas e contém vitaminas do complexo B. O valor protéico dele pode variar, mas em média, 100g de peito de peru contém cerca de 22g de proteínas. É interessante conferir o rótulo para conferir a quantidade de sódio: quanto menos, melhor.
5. Grão de bico
O grão de bico é um alimento rico em fibras e proteínas. Ele colabora na digestão e ajuda a manter a sensação de saciedade por isso é indicado para pessoas que estão de dieta. Cem gramas de grão de bico contém 6 gramas de proteína.
Fonte: Metrópoles