A partir desta quarta-feira (27/9), os brasilienses terão um sossego do calor com a previsão de pancadas de chuva em áreas isoladas do Distrito Federal. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em razão da tendência de chuva, a temperatura deve cair.
A meteorologista Dayse Moraes detalhou que a previsão é de que haja pancadas de chuva na capital federal até sábado (30/9).
“São chuvas que podem vir acompanhadas de rajadas de vento e trovoadas. Em alguns pontos, não é descartada a possibilidade de fortes chuvas. Consequentemente, a temperatura deve cair, com máxima ficando entre 31°C e 32°C no DF”, explicou Dayse.
A mínima do dia foi registrada no Gama, com 22º C, e a previsão é que a temperatura máxima do dia chegue a 34º C. A máxima da umidade do ar é 75%, em Águas Emendadas, e a mínima 30% para todo o DF.
Enfim, chuva
Após um longo período de seca, os brasilienses começaram a sentir, já na terça-feira (26/9), os refrescos da chuva, que resolveu dar as caras na capital. Ainda que timidamente, algumas regiões administrativas registram o início das precipitações.
Moradores de Águas Claras, Lago Sul, Sobradinho, Samambaia, Guará e Vicente Pires relataram uma chuva, ainda fraca, mas que já aliviou um pouco o calorão. Segundo o Inmet, também choveu no Gama.
Calor
Até o momento, a maior temperatura do DF foi registrada nesse domingo (24/9), com os termômetros marcando 36,7º C. No entanto, é possível que haja um novo recorde, já que as maiores temperaturas no Distrito Federal são marcadas em outubro, geralmente.
Nessa sexta (22/9), o Inmet chegou a emitir um “alerta vermelho” para atuação de uma onda de calor que atinge o interior do país. O fenômeno atingiu o Distrito Federal e 11 estados.
O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.
Segundo o Inmet, o alerta vermelho aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.
Fonte: Metrópoles