Dentro do rol de carboidratos que podem e devem estar na dieta, um que se destaca é o inhame. Fonte de fibras solúveis, vitaminas e minerais, ele pode ser uma excelente opção para substituir pães, massas e até a farinha branca, que se trata de um alimento refinado.
O inhame oferece vitaminas do complexo B e também antioxidantes e vitamina C. Esse perfil de nutrientes pode ser traduzido em vantagens como melhora da imunidade, retardo no envelhecimento precoce, saciedade, melhora no funcionamento intestinal, ajuda na cicatrização e reparo de tecidos e outros. Na parte de minerais, o alimento também não deixa a desejar, oferecendo magnésio, cálcio e fósforo.
Ajudinha na perda de peso
E para quem não dispensa uma ajudinha na perda de gordura, pode acrescentá-lo ao cardápio sem medo. O inhame contém boa quantidade de fibras, que irá te manter saciado por mais tempo. Ainda contém baixo índice glicêmico, ou seja, ajuda a controlar o açúcar sanguíneo, não provocando o pico de glicose. Ele ainda vai dar uma forcinha para que seu intestino trabalhe com eficiência.
Por fim, se você é daqueles que controla as calorias, também pode ingerir o alimento tranquilamente. Isso porque 100g do tubérculo oferece apenas 100 calorias, o que representa um baixo índice calórico em relação aos demais carboidratos.
Fonte: Metrópoles