Nesse domingo (3/9), o cantor Wesley Safadão anunciou que fará uma pausa na agenda de shows por tempo indeterminado. Em nota divulgada pela assessoria de imprensa do artista, o afastamento se deu em decorrência de uma crise de ansiedade muito forte. Os próximos shows dele estão cancelados.
“Informamos que o cantor Wesley Safadão fará uma pausa na agenda de shows por tempo indeterminado. O artista apresentou problemas de saúde e terá que se afastar dos palcos por orientação médica”, diz o informe no perfil do Instagram do cantor.
Comunicado do Wesley Safadão
Ao final do comunicado, a empresa Camarote Shows pede a compreensão de todos e informa que em breve serão divulgadas mais informações sobre a agenda de compromissos do cantor. Com 34 anos e duas décadas de carreira, o estado de saúde de Wesley Safadão alerta para os perigos da ansiedade.
De acordo com o psicólogo Alexander Bez, é preciso ter cuidado com os momentos e sintomas associados à ansiedade. Isso porque eles servem para perceber que algo interno não está muito bem. Embora seja natural, o sentimento pode se tornar um transtorno quando começa a ser constante.
“A ansiedade, seja episódica ou recorrente, é uma condição clínica que piora consideravelmente com o estresse externo, que pode ser provocado por diversos problemas, como o excesso de shows. Ser uma figura pública revela mais dificuldades ainda devido à fragilidade que a exposição pode provocar”, explica.
O especialista ressalta que episódios como o de Safadão podem ter inúmeras causas. No entanto, a pausa nas atividades costuma ser provocada por “transtornos mentais ansiosos”, que surgem sem muitas explicações ao portador. Conflitos, angústias e desconhecimento do motivo são os sintomas mais comuns.
“A ansiedade pode aparecer como um episódio transitório ou como característica do transtorno. É nesse momento que um profissional habilitado fará o diagnóstico mental, encaminhando para os tratamentos necessários, que geralmente incluem psicoterapia e a administração de ansiolíticos”, relata Alexander.
Procurar ajuda é fundamental
Alexander conta ao Metrópoles que fazer uma pausa na agenda, como Safadão está fazendo, é essencial para evitar que a situação piore. Além disso, reconhecer que há um problema a ser tratado impulsiona outras pessoas a procurarem ajuda, situação conhecida como “consciência sintomatológica-mental”.
“Quando uma pessoa pública expõe que não está muito bem, há toda uma responsabilidade social. Em primeiro lugar, incentiva outras pessoas a também buscar ajuda. Em segundo lugar, mostra que ninguém é ‘mentalmente intocável’. Admitir problemas pessoais de ordem de saúde mental nunca é fácil”, ressalta.
Fonte: Metrópoles