São Paulo – Medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou que 16 cidades no estado de São Paulo sofreram com a onda de calor e registraram temperaturas acima de 35ºC nesta quarta-feira (20/9).
A temperatura mais alta foi na cidade Ituverava, no interior, que chegou a 38,5ºC. Valparaíso foi outro município que teve calor acima dos 38ºC, registrando 38,2ºC.
Além delas, Barretos, Lins, Dracena, Tupã, Bebedouro, Rancharia, Ibitinga, Pradópolis, Ariranha, São Simão, Presidente Prudente, Bauru, Ourinhos e Marília viram seus termômetros passarem dos 35ºC.
Às vésperas da primavera, que começa oficialmente no sábado (23/9), a capital deve experimentar dias de sol intenso, com marcas entre 37º C e 39º C, de acordo com a Climatempo.
Segundo o instituto de meteorologia, o pico do calor extremo está previsto para sábado e domingo em São Paulo. A previsão é de marcas históricas de calor. Cidades do interior do estado, especialmente do oeste, noroeste e norte, podem ter temperaturas na casa dos 40° C.
Em razão do veranico fora de época, a Climatempo emitiu um alerta para a forte onda de calor e a baixa umidade de ar, que dificulta a dispersão de poluentes e agrava problemas de saúde.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, válido em todo o país até as 18h de sexta-feira (22/9).
A onda de calor é provocada por um sistema de alta pressão atmosférica, o anticiclone, com massa de ar quente e seco que impede a chegada de frentes frias. Essas frentes frias devem permanecer estacionadas na região Sul, causando mais chuvas.
Na cidade de São Paulo, que no domingo teve o dia mais quente do ano (33,9ºC), a máxima ficou em 31,4°C nesta quarta. A medição foi feita às 16h na estação meteorológica do Inmet no mirante de Santana, na zona norte.
Segundo o instituto, a tendência é de aumento no calor todos os dias até domingo (24/9), segundo dia da primavera, quando os termômetros podem chegar a 36°C na capital paulista.
Distribuição de água na capital
Em meio à onda de calor que atinge São Paulo esta semana, a última do inverno, o governo do estado anunciou, nesta quarta-feira (20/09), que vai distribuir água potável em locais de grande circulação na capital. O foco são pessoas em situação de rua e o público mais vulnerável a altas temperaturas e baixa umidade do ar, como idosos e crianças.
Fonte: Metrópoles