Abacate emagrece ou engorda? Essa dúvida é comum em pessoas que são fãs do sabor da fruta. Por ser um alimento natural, muitos acreditam que o abacate ajuda a emagrecer. Por outro lado, os altos níveis de gordura podem criar a ideia de que, na verdade, ela engorda.
E os dois estão corretos. Tudo depende da quantidade que se ingere da fruta. As gorduras presentes no abacate são monoinsaturadas e fazem bem para a saúde. Porém, se consumidos em grandes quantidades vão aumentar significativamente o consumo de calorias e provocar ganho de peso. Mas, em quantidades adequadas e calculadas, é verdade que o abacate emagrece. Ela aumenta a saciedade e ainda pode prevenir algumas doenças.
Sem falar que ele também é importante para a produção hormonal e, consequentemente, para o ganho de massa muscular. Por isso, com a ajuda de profissionais da nutrição, separamos benefícios do abacate.
Confira:
Combate o colesterol ruim
Os ácidos graxos monoinsaturados, presentes eu abundância no abacate, são excelentes nutrientes para o tratamento do colesterol alto. Além disso, a fruta também é rica em esteróis vegetais, que bloqueia a absorção do colesterol ruim.
Ajuda a emagrecer
Conforme já falamos, ingerir quantidades controladas de abacate ajudam a aumentar a sensação de saciedade. O que inibe a fome e evita que as pessoas comam outros alimentos ricos em calorias. Por consequência, o peso pode começar a cair na balança.
Fonte: Metrópoles