Não é nenhuma novidade que alimentação e saúde andam lado a lado. Isso porque uma dieta inadequada pode causar impactos significativos ao organismo.
O consumo balanceado de nutrientes, por outro lado, preserva o bem-estar e, inclusive, pode prevenir o surgimento de uma série de doenças crônicas. Nesse contexto, cozinhar em casa contribui com a longevidade e a qualidade de vida.
Como a alimentação caseira pode contribuir para a saúde?
De acordo com o nutricionista Antônio Wanderson Lack de Matos, a alimentação caseira desempenha um papel crucial na prevenção de doenças crônicas. Isso porque ela fornece controle sobre a qualidade dos ingredientes e permite a escolha de alimentos ricos em nutrientes.
A endocrinologista Tassiane Alvarenga explica que uma dieta baseada em alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras, ajuda a controlar o peso, reduzir a pressão arterial e regular os níveis de glicose no sangue.
“Além disso, fornece uma ampla gama de antioxidantes, minerais e vitaminas, que fortalecem o sistema imunológico, incluindo vitaminas A, C e E, que ajudam a neutralizar os danos dos radicais livres, reduzindo assim o risco de câncer, doenças cardiovasculares e metabólicas”, afirma.
Fonte: Metrópoles