As obras do primeiro centro de pesquisa do país destinado à produção de proteína cultivada, também chamada de “carne de laboratório”, tiveram início na última semana em Santa Catarina. A unidade ficará no espaço do complexo de inovação Sapiens Parque, em Florianópolis.
O projeto é liderado pela JBS, maior produtora de carnes do mundo. O centro, batizado de JBS Biotech Innovation Center, promete ser o maior centro de pesquisa de biotecnologia dos alimentos do Brasil.
O investimento estimado pela empresa nas primeiras fases do projeto é de US$ 22 milhões (R$ 110 milhões, na cotação atual), incluindo a obra civil, a compra de equipamentos para a implantação dos laboratórios e da estrutura-piloto de produção. A previsão de inauguração é no segundo semestre de 2024.
A produção da proteína cultivada é feita a partir do isolamento de células de um animal, coletadas de uma amostra do tecido de um boi, por exemplo. As células isoladas são cultivadas pelos cientistas em equipamentos chamados biorreatores, onde sob condições controladas são alimentadas e se multiplicam, formando uma biomassa de proteína.
Fonte: Metrópoles