O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), inaugurou, na manhã desta quarta-feira (4/10), o Boulevard do Túnel Rei Pelé, no centro de Taguatinga.
Com as novas calçadas e estacionamentos já instalados, as equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura do Distrito Federal finalizaram a execução dos serviços de paisagismo e acessibilidade, nesta semana.
As obras de urbanização do centro de Taguatinga receberam R$ 3,1 milhões em investimentos na mobilidade e acessibilidade.
Na ocasião, o chefe do Executivo local comentou que as obras no boulevard foram projetadas para trazer acessibilidade e segurança para quem transita diariamente pela região central de Taguatinga.
“Eu me lembro quando era o presidente da OAB. A gente visitava isso aqui e estava tudo abandonado. Era realmente um local com muitas pessoas, com áreas de drogas. E, hoje, a gente vê com essa obra novas empresas chegando, com o comércio se agitando na cidade, contratando novas pessoas ao mesmo tempo. E a gente fica feliz de poder fazer essa transformação, a transformação de uma cidade através das obras”, celebrou Ibaneis.
Para a inauguração do espaço superior do túnel, as pistas das avenidas principais foram recuperadas nos dois sentidos. As calçadas instaladas são mais largas e acessíveis. A região também ganhou uma nova ciclovia.
Segundo o governador da capital, a previsão é que daqui a 15 dias seja iniciada a reforma da Praça do Relógio, que vai compor a revitalização da área central de Taguatinga. Também a expectativa de lançamento de um plano de reparos no asfalto da região administrativa.
Corredor de ônibus
Nesta semana, também foi liberada para o tráfego as faixas exclusivas para os ônibus, que já receberam as primeiras passagens de veículos do transporte coletivo.
Os ônibus autorizados a utilizar o corredor exclusivo são aqueles com portas em ambos os lados, permitindo o embarque e desembarque de passageiros no canteiro central do boulevard.
No total, 97 veículos de 25 linhas de ônibus têm acesso ao corredor exclusivo, enquanto 279 coletivos de 73 linhas devem circular pelas vias marginais. Por conta das mudanças na circulação das linhas pela região, alguns passageiros ficaram confusos com as alterações.
No entanto, de acordo com Ibaneis, a situação deve ser normalizada, bem como o complemento das calçadas nas paradas de ônibus. “Em pouco tempo a gente vai ter tudo isso normalizado. Nós sabemos que foi uma obra bastante alongada, uma obra que demandou muitos esforços de muita gente. Esse problema das calçadas já está em andamento, a gente sabe que a entrega não deve demorar muito”, destacou.
O governador também falou sobre outras obras nas principais vias de circulação de veículos no DF, bem como dos transtornos gerados no trânsito.
“Nós estamos fazendo aquilo que é possível e nós sabemos que levamos transtorno, mas a qualidade de vida das pessoas vai melhorar, e vai melhorar muito. A gente pede desculpas à população, porque a gente não tem como fazer no final de semana, não tem como fazer à noite, que carece muita obra, mas temos que pensar pelo lado da economia”, pontuou o governador.
Fonte: Metrópoles