Os cachorros são leais, brincalhões e companheiros. O relacionamento entre pets e tutores pode ficar ainda melhor quando conhecemos o significado dos gestos e vocalizações dos nossos melhores amigos.
Os peludos são inteligentes — alguns mais, outros menos — e alguns chegam a criar um repertório próprio para se comunicar com os membros da família, mas alguns gestos podem ser considerados universais.
De qualquer maneira, é importante estar atento aos cachorros no dia a dia, porque eles são capazes de aprender durante a vida inteira e podem surpreender os tutores com novas “falas”, se tiverem de incorporar novas atividades ao dia a dia.
Os significados dos gestos caninos
A linguagem dos cães é elaborada e complexa — uma herança dos lobos que foi se tornando mais e mais sofisticada com a evolução da espécie e o convívio com humanos. Ela não é nem um pouco óbvia: mesmo o abanar do rabo nem sempre significa alegria e excitação.
Confira a seguir o significado das “falas” mais frequentes — com o corpo ou com vocalizações — usadas pela maioria dos cachorros. Vale lembrar que a linguagem articulada é um atributo humano, mas a comunicação está presente em dezenas de outras espécies animais.
Fonte: Metrópoles