A creatina é um suplemento amplamente utilizado por atletas e entusiastas da vida fitness devido aos seus benefícios comprovados na melhoria do desempenho esportivo e no aumento da força muscular.
A substância naturalmente encontrada no corpo humano também é obtida a partir de alimentos, como carne vermelha e peixes.
Quando tomada como suplemento, a creatina é conhecida por melhorar o desempenho físico, aumentar a força muscular e acelerar a recuperação entre os exercícios. Mas, será que o momento escolhido para tomar creatina faz diferença?
A nutricionista Anne Pilicério ensina que, embora seja eficaz independentemente do horário de consumo, estudos científicos sugerem a programação adequada pode otimizar seus efeitos. “Você pode consumir a qualquer momento, mas de preferência junto da ingestão de algum carboidrato”, justifica.
“A creatina pode ser consumida principalmente por atletas e praticantes de atividade física. A ciência estuda benefícios da ingestão de creatina em idosos auxiliando na sarcopenia e em pacientes neurológicos, quando ameniza o estresse das células neurais”, relata Anne.
Para quem deseja não se preocupar com horários específicos, tomar creatina diariamente, pela manhã ou antes de dormir, é uma opção válida. O importante é ser consistente com a dose recomendada para que os músculos mantenham níveis adequados da substância.
Anne Pilicério também explica que a creatina é segura quando usada de acordo com as instruções e em doses recomendadas. “Antes de iniciar qualquer suplementação, é aconselhável conversar com um profissional de saúde para garantir que seja apropriada para você”, afirma a nutricionista.
Fonte: Metrópoles