Paul McCartney e Ringo Starr anunciaram um verdadeiro presente de Natal antecipado para os fãs de Beatles. Na quinta-feira, 26/10, os músicos divulgaram nas redes sociais o lançamento de Now And Then, a última música da lendária banda de Liverpool.
A canção será lançada digitalmente, mas também em versões físicas em vinil e fita cassete. No disco, a música será um “single duplo” junto com uma remixagem do hit Love Me Do, de 1962, a primeira gravação dos Beatles.
Escrita por John Lennon, a história da canção remete ao fim da década de 1970, quando John gravou uma demo com voz e piano no Dakota Building, em Nova York. Em 1994, sua esposa, Yoko Ono, entregou a gravação para Paul, George e Ringo. Nesse período, os músicos trabalharam na faixa, e gravaram novas partes de Now And Then com o produtor Jeff Lynne.
Mas naquela época, a tecnologia existente não era o suficiente para conseguir separar os vocais e o piano de John para finalizar a música. Então, o projeto foi arquivado sem a expectativa de que um dia fosse revisitado.
Em 2021, com o lançamento da série The Beatles: Get Back, de Peter Jackson, descobriu-se um potente recurso de restauração de áudio. Usando uma tecnologia de IA, a equipe de Jackson conseguiu isolar instrumentos e vocais, e todas as vozes individuais nas conversas dos Beatles. Essa conquista abriu caminho para a demo esquecida de Now And Then. Então, Peter Jackson e Emile de la Rey aplicaram a mesma técnica à gravação caseira original de John, preservando a clareza da sua performance original e separando-a do piano.
Em 2022, Paul e Ringo retomaram a música. Além do vocal de John, o single conta com guitarra elétrica e acústica gravada em 1995 por George, a nova parte de bateria de Ringo e baixo, além de guitarra e piano de Paul. McCartney adicionou ainda um solo de guitarra inspirado em George; ele e Ringo também contribuíram com backing vocals para o refrão.
Em Los Angeles, Paul McCartney supervisionou a gravação no Capitol Studios. Ainda foram adicionados backing vocals das gravações originais de Here, There And Everywhere, Eleanor Rigby e Because, acrescentando mais nostalgia.
A faixa finalizada foi produzida por McCartney e Giles Martin, filho do lendário produtor dos Beatles, George Martin. A mixagem ficou por conta de Spike Stent.
“Muito emocionante”
Em um comunicado divulgado no site oficial da banda, McCartney e Ringo comentaram que trabalhar no novo single foi uma experiência surreal.
“Lá estava a voz de John, cristalina. É bem emocionante. E todos nós tocamos nela. É uma gravação genuína dos Beatles! Em 2023, ainda ter a chance de poder trabalhar com músicas dos Beatles e lançar uma nova música que o público ainda não ouviu, é uma coisa emocionante”, destaca Paul.
“Foi o mais perto que chegamos de tê-lo de volta na sala, então foi muito emocionante para todos nós. Era como se John estivesse lá, você sabe”, comentou Ringo.
A viúva Olivia Harrison lembrou do tempo em que o marido estava tentando fazer a canção sair do papel. “Em 1995, depois de vários dias no estúdio trabalhando na faixa, George sentiu que os problemas técnicos com a demo eram intransponíveis e concluiu que não era possível terminar a música. Se ele estivesse aqui hoje, Dhani e eu sabemos que ele teria se juntado de todo o coração a Paul e Ringo para completar a gravação de Now And Then”, afirmou.
Por fim, Sean Ono Lennon, filho de John, chamou atenção para a importância do registro. “Foi incrivelmente comovente ouvi-los trabalhando juntos depois de todos os anos que meu pai esteve ausente. É a última música que meu pai, Paul, George e Ringo fizeram juntos. É como uma cápsula do tempo e tudo parece muito destinado a acontecer”, ressaltou.
Um documentário de 12 minutos batizado de Now And Then – The Last Beatles Song, escrito e dirigido por Oliver Murray, acompanhará o lançamento e será divulgado em 1º/11, no canal dos Beatles no YouTube. Os fãs podem esperar filmagens e comentários exclusivos de Paul, Ringo, George, Sean Ono Lennon e Peter Jackson.
Paul McCartney – Got Back Tour
Paul McCartney anunciou que voltará ao Brasil com a sua nova turnê, Got Back, entre novembro e dezembro deste ano. O cantor confirmou que passará por cinco cidades: Brasília (30/11), Belo Horizonte (3/12), São Paulo (7, 9 e 10/12), Curitiba (13/12) e Rio de Janeiro (16/12).
Os ingressos para o show em Brasília podem ser comprados no site da Eventim ou na loja Eventim, localizada no Brasília Shopping.
A turnê Got Back é uma realização da Bonus Track em parceria com a 30E, e será apresentada no Brasil pelo Banco BRB.
Instagram Paul McCartney | Instagram Bonus Track | Instagram 30e
Fonte: Metrópoles