O Ministério da Justiça e Segurança Pública, lançou, nesta terça-feira (19/12), a ferramenta Celular Seguro, que permite o bloqueio de funções aparelhos celulares roubados, furtados ou perdidos. A plataforma já pode ser acessada pela versão para navegadores neste link e será disponibilizada em forma de aplicativo para os sistemas Android e iOS (iPhone) nesta quarta-feira (20/12).
O objetivo do governo é coibir o roubo e furto de smartphones. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, o país registrou 999,2 mil ocorrências deste tipo durante o ano passado. A média é de 114 aparelhos roubados por hora.
Com o novo sistema, o consumidor pode solicitar o bloqueio ao acesso à linha telefônica e aos aplicativos de bancos para evitar que os criminosos apliquem golpes após a substração dos telefones. Neste primeiro momento, porém, não será possível tornar os smartphones totalmente inutilizáveis.
Para usar o recurso, será necessário cadastrar o aparelho previamente na plataforma. A partir do registro da ocorrência no aplicativo, a ferramenta notificará operadoras de telefonia e bancos que optaram por participar do programa. O objetivo é fazer com que o consumidor perda menos tempo ao entrar em contato com cada instituição (veja os parceiros no final da reportagem).
O prazo para bloqueio das funções, no entanto, varia de acordo com a entidade responsável. Há bancos que garantem o bloqueio imediato. Já as empresas de telefonia podem levar de seis horas a um dia útil para limitar o acesso dos criminosos.
Além de cadastrar a perda do aparelho no aplicativo, o governo ressalta que é importante registrar um boletim de ocorrência para reportar o roubo ou furto. O órgão também orienta o cidadão a manter os dados atualizados para garantir que o bloqueio seja eficaz.
Veja o passo a passo para usar a ferramenta:
Baixe o aplicativo do Celular Seguro pelo Google Play ou Apple Store (a partir de quarta) ou acesse o site;
Faça login pelo gov.br e aceite os termos de uso do aplicativo
Selecione a opção que deseja acessar: pessoas de confiança, registrar telefone ou registrar ocorrência.
Para adicionar uma Pessoa de Confiança
Acesse a opção “Cadastrar Pessoas de Confiança”;
Selecione “Cadastrar Contato”;
Insira nome, CPF, telefone e e-mail;
Após o procedimento, sua pessoa de confiança estará habilitada a emitir um alerta em seu nome em caso de ocorrência com seu dispositivo.
Para cadastrar celular
Acesse “Registrar Telefone”;
Selecione “Cadastrar Telefone”;
Insira dados sobre marca, modelo, número de série (opcional), pessoa de confiança (opcional), operadora, telefone e IMEI (opcional);
Clique no botão “Cadastrar”.
Para registrar ocorrências
Acesse “Registrar Ocorrência;
Informe a data da ocorrência;
Especifique o tipo de ocorrência (roubo, furto, perda ou outros);
Indique o horário em que a ocorrência ocorreu;
Clique no botão “Emitir” para registrar a ocorrência.
Parceiros
A ação conta com o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), de instituições financeiras e de entidades privadas.
Veja a lista de instituições parceiras:
ABR Telecom
Banco Pan
Banco Inter
Sicoob
Caixa
Banco BTG Pactual
XP Investimentos
Santander
Banco Safra
Banco do Brasil
Itaú Unibanco
Banco Cooperativo Sicred
Bradesco
Fonte: Metrópoles