A vacina contra a dengue voltou a se destinar à população de 10 a 14 anos do Distrito Federal. Na quinta-feira (18/4), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) anunciou a ampliação do imunizante para o público de 6 a 16 anos, por recomendação do Ministério da Saúde, para evitar a perda de lotes com validade prestes a expirar. Contudo, a grande procura levou ao fim do estoque perto do vencimento.
Por meio de nota, a SES-DF comunicou: “Considerando que as doses de vacina dengue com vencimento em 30 de abril de 2024 foram todas usadas no DF, a partir de 20 de abril de 2024, mantém-se a recomendação de vacinação contra a dengue na faixa etária de 10 a 14 anos”.
Nesta segunda-feira (22/4), apenas pessoas de 10 a 14 anos conseguiram se vacinar nos postos da capital federal. A orientação é de que crianças e adolescentes dessa faixa etária compareçam a um dos pontos de atendimento acompanhados dos responsáveis, com documento de identidade e caderneta de vacinação.
Na quinta-feira (18/4), a Câmara Técnica de Imunizações do Ministério da Saúde publicou uma nota técnica, por meio da qual definiu uma estratégia temporária para vacinação contra dengue, devido ao vencimento das doses no próximo dia 30.
Play Video
Assim, a pasta liberou a ampliação para as a população de 4 a 59 anos, com segunda dose garantida, mas a critério das secretarias dos municípios e do Distrito Federal.
O ministério informou, ainda, que não seria possível quantificar as doses disponibilizadas por cidade porque os imunizantes haviam sido entregues anteriormente, e o número de aplicações não é repassado imediatamente à pasta.
FONTE: METRÓPOLES