Tornar o consumo da água com limão um hábito pode ser muito benéfico à saúde. A fruta é rica em vitamina C, fibras solúveis, antioxidantes e anti-inflamatórios que fortalecem o sistema imunológico e melhoram o funcionamento do organismo.
“O limão, seja puro ou com água, é ótimo para o organismo. A fruta é rica em vitamina C, que estimula o colágeno e melhora a imunidade”, afirma a nutricionista Beatriz Fausto, que atende em Brasília.
Para obter todos os benefícios proporcionados pela água com limão, o ideal é que seja feito o consumo diário do líquido, esclarece a nutricionista. A bebida pode ser feita a partir da metade de um limão espremido com 200 mL de água. A mistura pode ser tomada em qualquer momento do dia.
8 benefícios da água com limão
Melhora o sistema imunológico
O limão se destaca entre as frutas pela alta concentração de vitamina C, ótima para o sistema imunológico, protegendo o corpo contra gripes, resfriados e outras doenças infecciosas. A fruta recém colhida contém cerca de 55% da quantidade de vitamina C que necessitamos em um dia.
Favorece o emagrecimento
Rico em fibras e com poucas calorias, o limão forma uma “goma” no estômago, diminuindo a fome e o apetite. Além disso, o consumo da água com limão faz uma limpeza nas papilas gustativas, diminuindo a vontade de comer alimentos doces.
Diminui a retenção de líquidos
O consumo da água com limão tem efeito diurético no corpo, ajudando a reverter a retenção de líquidos.
Melhora o humor
O limão tem função ansiolítica, ou seja, combate a ansiedade e deixa quem o consome menos nervoso. Segundo Beatriz, tomar água com limão diariamente traz melhora no humor em geral.
Melhora a aparência da pele
A vitamina C presente no limão promove a regeneração dos tecidos e contribui com a formação de colágeno, que dá firmeza e elasticidade à pele, além de acelerar a cicatrização das feridas.
Junto a isso, os compostos bioativos com propriedades antioxidantes trabalham prevenindo o envelhecimento precoce e o surgimento de rugas.
Melhora a digestão
A água com limão estimula os receptores das células S, que ficam no intestino delgado e impulsionam o funcionamento do pâncreas. O órgão participa do processo de digestão dos alimentos, uma vez que produz o suco pancreático, que atua na digestão de lipídios, carboidratos e proteínas.
Para tanto, a mistura de água com limão deve ser ingerida antes de uma das refeições. O hábito prepara o sistema digestivo para o que vem em seguida.
Efeitos gastroprotetores
O limoneno, um composto presente no limão, tem efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos contra a Helicobacter pylori. A bactéria costuma se alojar em órgãos como o estômago e o intestino, causando sintomas como dor estomacal ou intestinal, sensação de queimação na barriga, diminuição do apetite, enjoo e vômito, sensação de estufamento, arrotos frequentes e emagrecimento progressivo.
Diminui o risco de cálculos renais
Uma das causas para a formação de pedras nos rins é a falta de citrato na urina. A substância pode ser encontrada em frutas cítricas, como o limão. Além disso, a ingestão adequada de água dificulta a formação de pedras nos rins.
Contraindicações
De acordo com a nutricionista Beatriz, o consumo diário de água com limão não é indicado para pessoas que tenham esofagite ou gastrite. Alguns dentistas recomendam que o consumo não seja feito em jejum para evitar o desgaste do esmalte dos dentes.
Fonte: Metrópoles