Nos últimos dias, o encerramento de contrato de Eliana com o SBT vem rendendo muitos assuntos, entre eles o desgaste da relação da apresentadora com a emissora de Silvio Santos.
Apesar de a loira não falar sobre o assunto, que ainda envolve supostas tretas entre ela e Patricia Abravanel, e a empresa de comunicação negar que isso tenha acontecido, outra pessoa de fora confirmou que a relação estava, sim, abalada.
Diretor dos Estúdios Globo e da TV Globo, Amauri Soares falou sobre o assunto, em conversa com Folha de S. Paulo no fim de semana, e ainda deu mais detalhes sobre a contratação de Eliana.
“Sabíamos que Ivete Sangalo não continuaria no The Masked Singer e queríamos um grande apresentador. Ouvimos que Eliana, com uma carreira impecável, vivia um desgaste com o SBT”, relatou ele.
Eliana ficou emocionada com homenagem da Globo
Em seguida, Amauri Soares contou: “Entrei em campo, vi que estava desgastada mesmo e criamos um pacote, que inclui o Saia Justa, um especial de Natal e um programa de Black Friday”, detalhou.
O anúncio da contratação
Eliana Michaelichen anunciou sua contratação pela TV Globo, no fim do mês passado, através de uma postagem no Instagram, em conjunto com a emissora dos Marinho.
“Nossos sonhos serão verdade, o futuro já começou…”, escreveu Eliana.
A apresentadora publicou um vídeo saindo de casa para trabalhar. Na gravação, ela mostra o crachá da Globo e dá tchau para os filhos, que respondem: “Bom trabalho”.
Como revelado por esta coluna, Eliana fez algumas reuniões para decidir o seu futuro na emissora no dia 24 de junho. Na ocasião, o martelo foi batido e ela assinou o contrato com a TV.
Primeira entrevista ao Fantástico
Eliana deu sua primeira entrevista oficial como contratada da TV Globo para o Fantástico poucos dias após anunciar sua ida para a emissora. E além de falar dos programas que vai apresentar, da carreira na TV e da estreia, um outro detalhe chamou a atenção: em momento algum a apresentadora falou do SBT no bate-papo.
Como esta colunista já havia contado, apesar dos pedidos de desculpas feitos no ar por Patricia Abravanel, durante a exibição de seu último programa na casa, a loira deixou o SBT decepcionada. Pode parecer estranho para muitas pessoas e isso foi bastante comentado. Mas a coluna descobriu que a orientação da TV Globo é que não se fale da antiga casa na primeira entrevista. Os editores apenas colocam imagens, como foi feito com Eliana. O mesmo aconteceu quando Larissa Manoela e Maisa foram para lá.
Mas isso é passado, vamos falar agora do que vem nos próximos meses. Na Vênus Platinada, Eliana se prepara para uma nova fase. Ela vai estrear em agosto e vai apresentar 2 programas: The Masked Singer e Saia Justa, no GNT. Além disso, ela vai estar à frente de um programa especial de fim de ano, voltado para as promoção da Black Friday, chamado Vem que tem.
Na conversa com Renata Capucci, a apresentadora falou sobre as duas atrações que vai assumir: “Eu vou fazer dois projetos completamente diferentes. O primeiro é o Saia Justa, que é esse programa, esse formato, já que tem 20 anos, que fala tanto com a mulher. E depois, a diversão, a alegria de um programa familiar, que é o The Masked Singer, que é um projeto também que eu amo de paixão. (…) É auditório. E tem o carinho dos meus filhos, que amam esse formato. Então, pegar esse bastão vindo de uma cantora tão querida por todo o Brasil, que é a Ivete, é muito legal. É astral, né? Já é astral. Tem muito a ver com o meu DNA”, garantiu ela.
E completou, dando mais detalhes sobre o Saia Justa, que vai comandar ao lado de Rita Batista, Tati Machado e Bela Gil.: “É uma responsabilidade gostosa de estar ali comandando um programa feminino, mas um programa também que fala sobre tudo. A gente vai dar as nossas opiniões, mas eu acho que é mais de acolher cada tema, sabe? Eu quero sentar ali e ouvir as minhas amigas, eu quero ouvir as mulheres, eu quero aprender com elas. E a hora que a gente estiver ali reunida naquele sofá, eu acho que vai ser libertador”, opinou.
No Twitter, os internautas reagiram à ida de Eliana para a TV Globo: “Eliana esperava mais a sua ida para a Globo, pensei que tivesse um programa 100% seu, um formato novo e ao vivo. Vai apresentar: black fraude, um programa do GNT que tem 5 apresentadores juntas e The Mask que já está cansativo esse programa”, disparou um. “O Saia Justa é um programa de opinião, de posicionamento. Eu nunca vi a Eliana se envolver em polêmicas ou emitir opiniões fortes sobre determinado assunto/pauta. Ela vai fazer isso no programa da GNT? É isso que eu quero ver”, disse outra. “Eliana trocou a pressão dos domingos, de audiência e nos bastidores, por dois programas tranquilinhos na Globo e publis. Tá certa ela”, concordou uma terceira.
Eliana, que estrou no no SBT, aos 18 anos, em 1991, no programa Festolândia. Também foi questionada sobre o público que sempre a acompanhou nessas décadas de televisão e resumiu em apenas uma palavra:
“Família. Eu venho de muitos anos na televisão. Primeiro, por 16 anos, eu falei com as crianças dessa família. E aí eu fiz a transição, uma transição muito bem-sucedida para um ambiente onde só havia homens, predominantemente masculino, que é programa de auditório aos domingos. A gente sabe dos grandes nomes que fizeram a história da televisão”, apontou ela, antes de completar, sem citar a emissora de Silvio Santos.
“Então, essa família que eu trago junto comigo ao longo desses anos, eu fui construindo, sabe? A confiança, a credibilidade. Isso é uma construção. Você não consegue ter esse carinho, essa proximidade com o público de uma hora pra outra. As pessoas precisam confiar. E, assim, ao longo desses anos, eu acho que eu despertei essa confiança, e o público veio me acompanhando. Em todas as minhas transições, saindo de uma TV e indo para outra, e agora chegando aqui na Rede Globo, realmente é muito especial”, elogiou ela, que tambm já passou pela Record.
Ao recordar a infância sem luxo, já que seu pai era zelador e a mãe, diarista, Eliana revelou o que passa de lição para os dois filhos, Arthur, de 12 anos, e Manuela, de 6, que acompanharam as gravações.
“Eu acho que é aquilo que a gente não compra com dinheiro nenhum. Respeito, empatia, amor, honestidade. Porque, no meu caso, que vim de uma família muito simples, muito humilde, eu vivenciei muitas coisas. O que é muito bom, porque me deixa sempre com o pezinho no chão. A humildade de saber que eu cheguei onde eu cheguei, mas não cheguei sozinha. E cheguei muito também em função da minha fé, que eu sou devota de Nossa Senhora. Honrar a minha família, meu pai, minha mãe, de estar com eles sempre muito próximos”, disse ela.
A decepção com o SBT
O último programa de Eliana no SBT foi ao ar no dia 23 do mês passado. Além dele, uma homenagem à apresentadora foi exibida no Programa Silvio Santos, apresentado por Patricia Abravanel. Nele, a filha do dono do baú pediu perdão à loira, como a coluna Fábia Oliveira já havia antecipado com exclusividade.
Pois bem. Acontece que passarinhos verdes sopraram em nossos ouvidos que, apesar das desculpas dadas por Patrícia em nome da emissora, Eliana deixou o SBT decepcionada.
De acordo com nossas fontes, um dos motivos é que, depois do afastamento de Silvio Santos, algumas situações consideradas como “sacanagem” começaram a acontecer, como, por exemplo, a falta de investimento no Programa Eliana.
Vale lembrar que, logo após Eliana anunciar sua saída do SBT, esta coluna contou sobre uma ordem, vinda de Patrícia, para vender as cotas do Programa Eliana sem falar o nome da atração, ou seja, o comercial deveria apenar dizer que era para um “programa de domingo do SBT apresentado por Eliana”, sem dar destaque ao dominical em si. A situação deixou a loira bastante irritada.
Fonte: Metrópoles