Maior cidade do Distrito Federal, Ceilândia tem se destacado no cenário cinematográfico nacional e internacional. Um dos principais expoentes dessa ascensão é o cineasta Adirley Queirós, cujas obras, centradas na cidade como personagem principal, têm sido reconhecidas com diversos prêmios. Agora, o talento e a criatividade das periferias ganham mais um palco com o Cine de Expressão – Festival de Cinema de Ceilândia.


O festival, que acontece entre os dias 13 e 17 de agosto, é o único dedicado ao cinema na cidade e tem como objetivo principal promover a distribuição e exibição de obras produzidas nas periferias, tanto locais quanto nacionais.
Dividido em dois espaços culturais importantes, a Casa do Cantador (13 e 14 de agosto) e o Jovem de Expressão (15 a 17 de agosto), o evento oferece uma programação variada que inclui mostras competitivas, palestras, oficinas e apresentações artísticas.
Também haverá dois cursos oferecidos de forma gratuita e com emissão de certificado: “Métodos alternativos de revelação” e “Maquiagem e efeitos especiais”. As inscrições para as oficinas podem ser realizadas clicando aqui.
Mostras competitivas
Com o tema Educação e Território, o festival apresenta três mostras competitivas: a Mostra Competitiva de Curtas Brasil, a Mostra Competitiva Curtas das Quebradas do DF e Entorno, e a Mostra Competitiva de Videoclipes das Quebradas do DF e Entorno. Os três melhores trabalhos em cada categoria serão premiados, celebrando a criatividade e a originalidade das produções oriundas das periferias.
Além das competições, a Mostra Não Competitiva “Quebradas Mundo Afora” trará ao público uma seleção de filmes de outras periferias ao redor do mundo.
“Esta é uma oportunidade imperdível para jovens cineastas apresentarem seus trabalhos e compartilharem suas visões únicas com o público do festival. Convidamos toda a comunidade a participar deste grande encontro cinematográfico. Vamos celebrar a diversidade e a criatividade das periferias”, convida produtora executiva do festival, Natália Botelho.
As atividades do Cine de Expressão são gratuitas. Mais informações e programação completa estão disponíveis nas redes sociais do festival do Projeto Jovem de Expressão.
Serviço:
Cine de Expressão – Festival de Cinema de Ceilândia
De 13 a 14 de agosto na Casa do Cantador (Endereço: St. N Quadra 32 Área Especial G – Ceilândia) e de 15 a 17 de agosto na sede do Jovem de Expressão (Endereço: EQNM 18/20 Praça do Cidadão, Bloco C – Ceilândia). Entrada: Gratuita. Mais informações nos Instagrans @cinedeexpressao e @jovemdeexpressao
Fonte: Metrópoles