A boa e velha corrida nunca sai de moda. Modalidade queridinha de muitos atletas, o exercício beneficia não somente a saúde no geral, como também melhora o condicionamento físico e a autoestima, ajuda no controle do peso e facilita a interação social das pessoas, caso seja realizado em grupo.
Para a educadora física Hillary Almeida, apesar de ser praticada há milhares de anos, a corrida vem despertando cada vez mais o interesse das pessoas em tempos mais recentes. “Se você observar bem, a quantidade de eventos de corridas têm aumentado consideravelmente nos últimos anos, principalmente durante o período pandêmico e pós-pandêmico”, comenta.
“Assim como a caminhada, correr se tornou uma atividade ‘fácil’, ‘barata’ e aceita por grande parte das pessoas que queriam sair do sedentarismo e praticar alguma atividade física”, diz a personal trainer.
Correr para perder peso
Segundo Hillary, caso esteja associada a uma dieta montada por um nutricionista e a um treinamento de força para o ganho e manutenção de massa magra, a corrida ajudará a ter um maior dispêndio energético, aumentando, assim, a quantidade de calorias gastas.
Ela explica que, de acordo com as diretrizes mais aceitas hoje do American College Sports of Medicine, o recomendado para adultos saudáveis é de 150 minutos de atividade aeróbia moderada distribuídos pela semana ou 75 minutos de atividade aeróbia vigorosa distribuídos pela semana, ou uma combinação de intensidades para conseguir atingir o tempo sugerido.
Correr faz bem para a saúde no geral
“Você pode distribuir o recomendado durante a semana, mas o ideal é que haja um descanso a depender da intensidade; sendo assim, dia sim, dia não seria o mais indicado para que não haja sobrecarga nas articulações e para que você consiga também combinar a treinos de musculação”, sugere a especialista.
Confira 7 segredos para perder peso correndo por 30 minutos, segundo a educadora física:
1 – Aumente a duração do treino aos poucos
A recomendação da profissional é começar sempre devagar e ir evoluindo a corrida aos poucos. “Exageros podem causar lesões e fazer com que você abandone a corrida. Tenha em mente que você precisa de calma e da ajuda de um profissional de educação física. Aos poucos, verá sua evolução”, afirma.
2 – Combine intensidades
Alguns estudos mostram que, além de correr por longos períodos, os indivíduos também precisam de treinos de intensidades maiores por menos tempo ou em uma distância menor e com intervalos de descanso maiores. Dessa forma, eles serão beneficiados com aumento da capacidade aeróbica e anaeróbica, melhora da resistência muscular e da tolerância ao lactato, evolução da velocidade da corrida, entre outros.
“Assim, seu treinamento se tornará mais eficiente para que você atinja seu objetivo”, frisa a personal.
3 – Tenha consistência
Hillary lembra que toda atividade física com foco em emagrecimento tem como um dos principais segredos a consistência. “Alguns dias, estamos mais cansados, outros menos, mas ainda assim, corra de forma regular e seguindo o planejamento criado para você”, aconselha.
4 – Associe a treinamentos de força
A musculação auxilia no ganho de massa muscular, o que também aumentará o consumo de energia para que ela seja mantida. “Isso deixará o metabolismo mais acelerado e ajudará a gastar mais calorias em repouso”, ressalta.
“Além disso, é muito importante fortalecer a musculatura para que não haja lesão e a pratica da corrida seja algo saudável e tenha uma aderência maior e por mais tempo”, acrescenta.
5 – Procure um personal/professor de educação física
De acordo com a educadora física, um profissional de educação física será capaz de ajudar o aluno quanto à melhor forma de realizar o treino de corrida, além de acompanhar a evolução e as dificuldades individuais. “Isso não te deixará estagnar e, assim, será mais fácil alcançar seus objetivos, garantindo a eficiência e a segurança dos seus treinos”, salienta.
6 – Busque, também, um nutricionista
Além de um personal trainer que auxiliará com os exercícios, Hillary indica consultar com um nutricionista para adquirir uma dieta e alimentação saudável. “Dessa forma, você terá uma grande ajuda no emagrecimento de maneira saudável e mais rápida”, enfatiza.
7 – Lembre-se de descansar
O descanso também faz parte do processo de emagrecimento. Segundo a professora, o corpo humano precisa se recuperar para evitar lesões e permitir que a pessoa consiga realizar o treino da melhor maneira, o que proporcionará um emagrecimento saudável.
Fonte: Metrópoles