Durante o ciclo menstrual, o corpo passa por diversas mudanças, e a pele é uma das primeiras a refletir esses efeitos. Desde a puberdade, muitas pessoas notam que a pele do rosto reage a uma série de fatores, especialmente hormonais, por meio de vários receptores. A acne, por exemplo, é uma condição dermatológica que pode surgir durante esse período.
Estudos revelam que aproximadamente 50% das mulheres entre 20 e 29 anos e 25% das mulheres entre 40 e 49 anos sofrem de acne. Essa condição não é exclusiva da adolescência, sendo uma preocupação constante para muitas mulheres adultas. Priscila Schramm, nutricionista e especialista em saúde da mulher, explica que a acne pode ser desencadeada por questões hormonais durante o ciclo menstrual.
“A acne é um problema que pode afetar mulheres em qualquer idade. As causas dela podem ser hormonais, devido ao estresse, presença de síndrome do ovário policístico, alimentação inflamatória, dificuldade na eliminação de toxinas por causa de um sistema linfático congestionado”, aponta a especialista. Ela acrescenta que o problema é interno. “Sempre que temos acne, o problema é interno e a pele, por ser o maior órgão do corpo, acaba sendo uma das vias onde a inflamação aparecerá”.
Efeitos dos hormônios na pele
Durante o ciclo menstrual, os níveis de estrógeno e progesterona caem drasticamente, resultando em uma pele mais seca e com linhas de expressão mais aparentes. “Nesta fase, é crucial manter a hidratação e consumir alimentos fermentados, que ajudam a proteger a pele de bactérias que podem causar acne,” explica Priscila Schramm.
Fonte: Metrópoles