Ao longo do tempo, o whey protein passou a integrar a lista de compras de muitas casas, especialmente depois que os diversos benefícios desse suplemento proteico foram comprovados. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), em 2021, 59% dos lares tinham ao menos um indivíduo ingerindo o produto.
Além de contar com alto teor de proteínas necessárias ao organismo, o whey também tem alta absorção, oferecendo boa quantidade de nutrientes, colaborando com a saciedade e sendo, até mesmo, bom aliado ao emagrecimento. O item nada mais é que um produto obtido a partir da transformação do leite em queijo, ou seja, do soro do leite.
De acordo com a nutricionista e colunista do Metrópoles, Thaiz Brito, o alimento é extremamente versátil, podendo ser consumido de diferentes maneiras. “Para aqueles que não gostam de consumi-lo apenas com água, vale considerar outras opções, como misturado nas frutas, nos iogurtes, batido com leite ou até no preparo de receitas”, ensina.
“Para os criativos, há quem faça cappuccinos utilizando a substância ou até bolinhos de chocolate”, diz.
Pode tomar whey protein com café? Nutricionista esclarece!
Algumas pessoas ainda têm dúvidas quanto à associação do suplemento ao leite. Segundo a especialista, essa ideia é válida. “Uma vantagem de consumi-lo com leite é que você acaba economizando na quantidade de whey. O leite também é fonte de proteína, então, ao acrescentá-lo, você irá precisar de menos quantidade de whey para atingir um valor específico de proteína na refeição”, argumenta.
“Se você deseja uma refeição com 25g de proteína, por exemplo, você pode considerar ingerir 1 medidor de 30g de whey com água (já que a maioria das marcas contam com essa quantidade por porção) ou então 1 copo de 350ml de leite desnatado com com 20g de whey, que resulta na mesma quantidade. Contudo, no segundo caso, existe a economia de 10g de whey”, exemplifica.
Já no que diz respeito à ingestão de whey junto com café, a nutricionista explica que não há problema algum em se fazer essa mistura. “Juntos ou separados, isso não irá influenciar na absorção proteica da refeição”, afirma.
“Há quem faça essa mistura a fim de obter uma receita de cappuccino proteico, por exemplo, que basta utilizar leite de fonte animal ou vegetal (castanha, aveia ou amêndoa) com whey de baunilha ou chocolate e canela. Fica uma delícia. Também existem possibilidades de criar smoothies gelados. O que vale é abusar da criatividade”, diz a profissional.
Quando tomar
Thaiz comenta que o whey protein pode ser inserido em qualquer refeição do dia, sem nenhum problema, considerando o objetivo principal dele, que é “garantir a quantidade proteica necessária”.
“No geral, tendemos a incluir o whey na refeição em que o indivíduo precisa de maior praticidade, ou seja, quando não tem tempo de ingerir uma fonte proteica mais elaborada como um filé de frango ou ovos”, observa.
Fonte: Metrópoles