O Distrito Federal está sob alerta vermelho devido ao calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de “Grande Perigo”, pois a temperatura pode chegar a ficar 5°C acima da média por cinco dias ou mais.
Segundo o instituto, a condição traz riscos à saúde. A previsão para esta quinta-feira (26/9) é de que o calor chegue a 34°C, com umidade do ar entre 45% e 15%.
O DF completa 156 dias sem chuva. Assim, o ano de 2024 se aproxima do recorde de estiagem — registrado em 1963, quando Brasília ficou 163 dias sem precipitações.
Até o momento, o Inmet prevê que a capital federal tenha chuvas isoladas em dois dias específicos: sábado (28/9) e domingo (29/9).
Previsão para o fim de semana
Segundo o Inmet, no sábado, a temperatura deve ficar entre 21°C e 34°C, com umidade do ar entre 40% e 15%. Há a possibilidade de chuvas em locais isolados.
No domingo, o instituto prevê que a temperatura fique entre 20°C e 33°C, também com chances de chuvas em áreas isoladas.
Onda de calor: veja 7 dicas de como se proteger das altas temperaturas
Dicas para lidar com o calor
Beba água: é essencial uma hidratação adequada, porque no calor o corpo perde mais líquido. Em média, é necessária a ingestão de oito a dez copos de água por dia. Durante períodos de calor intenso ou após exercícios físicos, essa quantidade aumenta significativamente. A cada 15 ou 20 minutos durante a atividade física, é recomendado beber cerca de 150-250 ml de água.
Busque ambientes frescos: tente sempre estar em ambientes que estejam com a ventilação adequada. Abrir a janela, deixar a brisa passar é uma alternativa para dissipar o calor. Ar condicionado e ventilador também devem ser utilizados.
Não se exponha ao sol: evite a exposição ao sol por períodos longos, principalmente em horas como o meio-dia. Se for tomar sol, aplique protetor solar para evitar complicações na pele. Também use boné ou chapéu para evitar queimaduras do sol na cabeça.
Prefira roupas claras: opte por roupas mais leves e claras para enfrentar o calor. Nada de roupas escuras, pois o calor fica retido nelas.
Sem exageros físicos: Reduzir atividades físicas que demandam muito esforço em dias muito quentes é essencial porque pode levar à pressão baixa, mal-estar, tontura e até desmaio. Se for fazer exercícios intensos, busque realizá-los em horários alternativos em que as temperaturas estão mais baixas, como à noite ou bem cedo pela manhã.
Escolha alimentos leves: com relação à alimentação, opte por refeições mais leves e refrescantes. Caso vá comer alguma refeição mais consistente, como a feijoada, se alimente moderadamente para não correr o risco de passar mal.
Fonte: Metrópoles