Você sabia que não são apenas os seres humanos que precisam se preocupar com os problemas na próstata, e eles também podem aparecer em cães? O câncer de próstata, mesmo que pouco comum, é uma das doenças que é capaz de afetar esses animais.
“A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor dos machos, circundando a uretra. Pela região anatômica, todas as alterações da próstata podem interferir nos órgãos vizinhos, impedindo a passagem da urina e até mesmo gerando dificuldade para o animal defecar”, explica a veterinária Pamela Pioli Meneghesso.
Alguns dos sintomas mais comuns de problemas na próstata em cães são: dificuldade em urinar, urina com sangue, gotejamento (sangue, urina ou secreção) pelo pênis, infecções urinárias recorrentes, dificuldade em defecar, “fezes em fita” e, em alguns casos, dificuldade de locomoção.
Três alterações na próstata que os tutores devem prestar atenção:
Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)
É muito comum em cães mais velhos e não castrados. Ela acontece pelo aumento do tamanho da próstata de forma acentuada, podendo ocasionar compressão das estruturas regionais, como reto, cólon e a uretra.
Fonte: Metrópoles