Após uma das maiores influencers do Brasil, Virginia Fonseca, compartilhar o seu café da manhã regado a ovos cozidos, o alimento virou o assunto preferido de quem faz dieta. Nas redes sociais, diversos espectadores adotaram a tendência e estão investindo no alimento na primeira refeição do dia. Antes, vale frisar que não podemos generalizar, pois nenhum item isolado emagrece ou engorda alguém.
No entanto, se for colocado em um contexto dietético ajustado à realidade, o ovo é de fato uma mão na roda para o objetivo fluir bem.
Apesar de não podermos atribuir o emagrecimento apenas à presença de ovos no café da manhã, é um fato que uma boa ingestão proteica ao longo do dia mostra-se uma estratégia extremamente aliada à perda de peso.
Praticar atividade física é essencial
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
A proteína confere saciedade e ajuda a controlar os níveis de açúcar sanguíneo. Esses dois fatores, por si só, são excelentes para quem quer secar.
Dito isso, existe uma receitinha prática, saborosa e nutritiva que pode cair muito bem no café de quem quer controlar as calorias.
Tome nota
Ingredientes
2 ovos cozidos
1/2 lata de atum in natura
1 colher de sopa de creme de ricota
Temperos como cebolinha e coentro a gosto
Modo de preparo
Amasse bem os ovos cozidos e depois misture com o atum e o creme de ricota. Para melhorar, toste uma fatia de pão integral e acrescente a receita como recheio.
Combinação com ovos é altamente proteica
Essa combinação oferece proteínas de alto valor biológico e diversos nutrientes, como o ômega 3, vitaminas e demais minerais. Assim, ela irá ajudar a bater a ingestão de proteína na primeira refeição e ainda proporciona maior sensação de saciedade.
Cuidado com o exagero!
Vale frisar que uma unidade de ovo contém cerca de 6 gramas de proteínas.
Logo, é preciso ter cautela quanto ao excesso do nutriente visto que, mesmo a proteína, em excesso, pode culminar em acúmulo de gordura no organismo.
Para indivíduos saudáveis, principalmente ativos, uma ingestão indicada seria de 1.2 g a 1.5 g de proteína por kg de peso. Então, para um indivíduo de 70kg, o melhor seria consumir entre 84 a 105 gramas de proteína em um dia. De preferência, que a quantidade seja fracionada em 4 refeições, já que o corpo não absorve muita proteína de uma vez. Ou seja, refeição pode conter entre 21 a 26 g de proteína. Para adequar um cardápio com as demais especificações, recorra a um profissional de nutrição.
Fonte: Metrópoles