Conforme noticia a imprensa britânica, manifestantes antimonarquia fizeram uma emboscada para o príncipe William nesta quinta-feira (7/11), último dia da viagem dele pela África do Sul. Segundo o portal Express, os protestos aconteceram durante a visita do futuro rei do Reino Unido à vila de pescadores Kalk Bay, na Cidade do Cabo.
O tabloide publicou que o príncipe foi recebido por um grupo que gritava “vá para casa agora”. Entre os participantes da manifestação, alguns seguravam cartazes com a seguinte frase: “William, você não tem soberania em nosso país”. O primogênito do rei Charles III desembarcou na África do Sul na segunda-feira (4/11).
O príncipe William foi para o país africano para a cerimônia de entrega dos prêmios Earthshot, inciativa dedicada a reconhecer e condecorar projetos ambientais inovadores. Um dos manifestantes criticou o herdeiro do trono britânico por ele não ter ido “ver o sofrimento” de municípios com população em vulnerabilidade social.
De acordo com o portal Express, enquanto gritos eram proferidos contra o príncipe, William prosseguiu com o compromisso sem interrupções. Um manifestante chegou a proclamar que o próximo rei britânico deveria “devolver o que a sua avó roubou”. O militante se referiu à falecida rainha Elizabeth II.
África
Antes de aterrissar na nação africana, o príncipe emitiu uma mensagem em que revelou sobre o continente ter “um espaço especial” em seu coração. “Um lugar onde encontrei conforto quando adolescente, onde pedi minha esposa em casamento e, mais recentemente, como inspiração fundadora do Prêmio Earthshot”, relatou.
Fonte: Metrópoles