A diabetes é uma doença crônica que afeta cerca de 13 milhões de pessoas no Brasil, conforme dados do Ministério da Saúde.
Ela pode ter fortes ligações com os maus hábitos alimentares, especialmente com o consumo excessivo de açúcar e gorduras saturadas.
Tais alimentos possuem alto índice glicêmico, o que significa que, ao serem ingeridos, provocam um rápido aumento nos níveis de glicose no sangue.
Esse efeito, se mantido por longos períodos, contribui para o desenvolvimento de diabetes tipo 2, que é a forma mais comum da doença entre adultos e idosos.
Além disso, a doença traz um impacto ainda mais intenso na saúde de pessoas com mais de 60 anos. Isso porque a partir dessa idade, a capacidade do corpo de processar glicose pode estar comprometida, aumentando a prevalência da doença e o risco de complicações graves, como:
Problemas cardiovasculares;
Problemas renais;
Lesões nos nervos e na retina.
Até por isso que a insulina se torna fundamental para controlar os níveis de açúcar no sangue, já que essa substância é responsável por ajudar a glicose a “entrar” nas células e ser transformada em energia.
Alguns ingredientes naturais podem ser verdadeiros aliados de quem sofre com a doença, por controlar os níveis de glicose.
Fonte: Metrópoles