A atriz Mariana Rios revelou, em entrevista a Danilo Gentili, no programa The Noite, que recebeu o diagnóstico da doença de Ménière. A condição causa vertigem, zumbido no ouvido, entre outros sintomas.
A causa da doença de Ménière ainda não é bem estabelecida pela ciência, mas se acredita que os sintomas são provocados pelo excesso de endolinfa, líquido presente no ouvido interno.
Em pessoas que não têm essa condição de saúde, o líquido do ouvido interno é secretado e absorvido de forma contínua pelo corpo, mantido em quantidades ideais. Na doença de Ménière, existem problemas na produção ou na absorção, e a substância fica acumulada.
“A doença de Ménière é uma condição bastante complexa, pois, além das crises de vertigem – nas quais a pessoa sente tudo girando ou balançando intensamente, há o zumbido crônico no ouvido e a perda de audição ao longo da vida”, explica o neurologista Saulo Natércia, do Hospital Albert Einstein.
No caso de Mariana, os primeiros sintomas foram o zumbido insistente no ouvido e as tonturas. De acordo com a atriz, o quadro apareceu após um pico de estresse ocasionado por sobrecarga de trabalho e ela adiou a busca por um médico.
“Estava superestressada, fazendo toda hora a ponte aérea entre Rio de Janeiro e São Paulo, e meu ouvido começou um zumbido sem fim durante esse pico de estresse. O ouvido ficou apitando durante um mês, e não fui ao médico. Quando comecei a ficar tonta e a ter labirintite, pensei: ‘Tem alguma coisa errada’”, relatou a Gentili.
Quando, finalmente, Mariana consultou um médico, descobriu que já tinha perdido 30% da audição de um dos ouvidos.
Sintomas da doença de Ménière
Embora os sintomas da doença de Ménière possam variar de um paciente para outro, os principais são:
vertigens, que podem durar até 24 horas em casos mais graves;
entupimento/pressão no ouvido;
perda do equilíbrio;
zumbido no ouvido;
diminuição ou perda da audição; e
enxaqueca.
Diagnóstico e tratamento da doença de Ménière
O diagnóstico da doença de Ménière é sugerido pelo médico a partir do relato do paciente. Para confirmar a condição, pode ser necessária a realização de exames como a audiometria e a ressonância magnética.
O tratamento para a doença de Ménière deve ser indicado por um especialista. Em geral, são receitados medicamentos para controlar as crises principais e os enjoos. O problema de saúde não tem cura.
Os remédios costumam incluir diuréticos, vasodilatadores, corticoides ou imunossupressores para diminuir a atividade imune no ouvido.
Além disso, também é recomendada a mudança de alguns hábitos, como o controle na ingestão de sal, álcool ou cafeína.
De acordo com o neurologista Saulo Natércia, nos casos mais graves, o zumbido pode persistir e uma das alternativas para melhorar a qualidade de vida do paciente é o método de estimulação magnética transcraniana.
O método consiste em aplicar pulsos magnéticos sobre o crânio para diminuir a atividade das células nervosas relacionadas ao estímulo auditivo.
Fonte: Metrópoles