Rodoviários do DF rejeitam proposta das empresas e deflagram greve na 2ª

27 de setembro de 2026

Rodoviários aprovam greve em assembleia

Os rodoviários do Distrito Federal aprovaram, na manhã deste domingo (27/9), uma greve geral a partir de 0h desta segunda-feira (28/9). A paralisação, que havia sido anunciada em 20 de setembro, foi mantida durante assembleia da categoria no estacionamento do Conic, no Setor de Diversões Sul. Não há previsão para o fim do movimento.

Os profissionais rejeitaram a proposta das empresas de ônibus apresentada no sábado (26/9) que previa reajuste salarial de 6%. A votação contrária foi unânime. A categoria reivindicava 8% nos salários, 10% nos benefícios de alimentação e 12% no plano de saúde, segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Terrestres do DF.

Segundo José Cabral Filho, representante da categoria, a decisão ocorreu após as empresas não apresentarem uma proposta aceita pelos trabalhadores para encerrar as negociações. “Infelizmente, as empresas não apresentaram propostas para encerrar [a greve]”, afirmou José.

As concessionárias do Sistema de Transporte Público Coletivo do Distrito Federal apresentaram uma proposta final no sábado (26/9). O pacote previa 6% de reajuste salarial, 7% no ticket refeição-alimentação e na cesta básica e 11,88% no auxílio-saúde e plano odontológico. Já o seguro de vida em grupo seria duplicado, de cerca de R$ 24 mil para R$ 48 mil.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF
A proposta também garantia os postos de trabalho de cobrador durante a vigência do acordo. Os retroativos a 1º de agosto seriam pagos em parcela única na folha de outubro.

Segundo as empresas, os reajustes representariam um ganho real de 1,82% sobre a inflação de 4,11% no período.

Apesar disso, o sindicato não aceitou a proposta apresentada pelas empresas. A categoria já havia deliberado pela greve, e o movimento foi comunicado formalmente às concessionárias em 23 de setembro.

Fonte: Metrópoles