O governo do Chile confirmou, na terça-feira (26/1), um pequeno surto de Covid-19 na região de Valparaíso, litoral do país, depois de uma festa clandestina para comemorar o aniversário de um gato. O que era para ser a celebração por mais um ano de vida do mascote da família terminou com a infecção de 15 pessoas pelo novo coronavírus.
“Quando descobri que era o aniversário do gato eu disse: estão brincando, talvez tenham falado para esconder algo. Mas foi assim mesmo”, afirmou o secretário regional de Saúde, Francisco Alvarez, à Rádio Bío Bío.
Apenas o gato não foi infectado com o vírus transmitido pela dona, considerada a paciente zero da reunião doméstica. Além dos dez convidados, outras cinco pessoas que tiveram contato próximo com eles apresentaram os sintomas da Covid-19. Alguns foram internados com quadro grave da doença, segundo o jornal argentino Clarín.
“Embora pareça incrível e até fictício, essas coisas realmente acontecem em nosso país com relação ao que aconteceu na pandemia”, completou Alvarez.
O Chile apresenta mais de 709 mil casos de Covid-19 confirmados desde o início da pandemia, 18.040 tiveram desfecho em morte, segundo monitoramento da Universidade Johns Hopkins. O país reforçou as medidas de segurança com restrições para a entrada de viajantes do exterior depois de notificar o primeiro caso da variante do Reino Unido do vírus em dezembro.
Fonte: Metrópoles