As proteínas são macronutrientes envolvidos em várias funções importantes do organismo, entre elas estão a construção e a manutenção da musculatura, as defesas contra ameaças externas e a comunicação entre as células. As proteínas também são importantes para o processo de emagrecimento.
Segundo a nutricionista esportiva Rayanne Marques, da Clínica Aesthesis, de Brasília, os alimentos proteicos são essenciais para que ocorra a hipertrofia, também conhecida como ganho de massa magra. “Ter músculos impacta positivamente no funcionamento do metabolismo e o resultado disso é a perda de peso”, afirma.
Além de proporcionar ganho de massa magra, as proteínas promovem saciedade, o que também ajuda no emagrecimento. “Com menos fome, melhor é a adesão à dieta”, afirma Rayanne.
Qual a quantidade ideal de proteína para o emagrecimento?
“Para garantir o emagrecimento, é necessária 1,5 grama de proteína por quilo de peso, em média. Então, uma pessoa de 80 quilos deve consumir 120 gramas de proteína por dia”, afirma Rayanne.
Ela acrescenta, entretanto, que o ideal é consultar um nutricionista para um cálculo individual, uma vez que pessoas adeptas de treinos intensos podem necessitar de maior quantidade de proteínas.
Confira algumas opções de alimentos proteicos:
Ovos;
Peixe;
Frango;
Carne vermelha;
Grão de bico;
Lentilha;
Tofu.
Queridinho dos veganos e dos vegetarianos, o tofu é outro alimento rico em proteínas
Há riscos em comer muita proteína?
O excesso de proteína no organismo pode causar uma sobrecarga renal, situação na qual os rins são obrigados a aumentar a taxa de filtração. O consumo exagerado também poder causar excesso de peso, pois as calorias não utilizadas são armazenadas como gordura.
Fonte: Metrópoles