As PANCs, plantas alimentícias não convencionais, são espécies que não fazem parte da nossa alimentação, embora sejam excelentes fontes de nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.
As PANCs, geralmente, surgem de forma espontânea na natureza, uma vez que nascem e se desenvolvem sem maiores cuidados culturais. Muitas delas, inclusive, são descartadas por serem confundidas com pragas e ervas daninhas.
Para saber mais sobre esses alimentos e incluí-los no cardápio diário, o Alto Astral consultou Ana Luísa Vilela, médica nutróloga especialista em emagrecimento, que listou exemplos de PANCs, bem como os benefícios para a saúde. Confira!
1. Azedinha
Também chamada de erva-vinagreira, é uma das PANCs mais famosas. Ela é rica em vitamina C e antioxidantes, possui um sabor ácido característico e seu consumo pode ser tanto cru quanto cozido, em sucos, saladas, refogados, massas e sopas.
2. Peixinho
Suculenta e de cor verde-prateada, costuma-se consumir a PANC frita ou empanada, em pratos elaborados ou como petiscos. De acordo com a especialista, ele é fonte de vitaminas C e K, que auxiliam na melhora da imunidade e da coagulação sanguínea.
Fonte: Metrópoles